Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Eventos 06 Set 2020 Galandum Galundaina Redes sociais municipais
Depois do sucesso junto do público e do entusiasmo com que artistas e equipas técnicas abraçaram este desafio, os "Concertos no Sítio Certo” continuam em setembro, com transmissões às quintas-feiras e aos domingos, no Youtube e Facebook municipais de Gaia.

António Zambujo, Carlão, Mundo Segundo, Galandum Galundaina, Quarteto Douro e Mayze X Faria protagonizam esta nova série de concertos online, que têm como pano de fundo alguns locais de Gaia, por muitos ainda desconhecidos.


Galandum Galundaina faz parte da genealogia de uma região com um património cultural único onde a música de raiz tradicional se funde com a língua mirandesa dando origem a um universo musical singular. O cancioneiro tradicional mirandês está na base do grupo que com os seus instrumentos recria temas explorando ritmos, dinâmicas e harmonizações dotados de contemporaneidade sem esquecer a memória, não tão distante, do isolamento geográfico e cultural que foi forjando as caraterísticas identitárias da Terra de Miranda. 
Os álbuns editados têm tido uma excelente apreciação pela crítica especializada. Em 201 O, para além da atribuição do prémio Megafone, o álbum "Senhor Galandum" foi reconhecido pelos jornais Público e Blitz como um dos dez melhores álbuns nacionais, tal como o seu antecessor "Modas i Anzonas". 
Entre os artistas com quem colaboraram, gravando ou atuando, contam-se nomes como Sérgio Godinho, Clã, Roberto Leal, Rão Kyao, Uxia, Sebastião Antunes,Vitorino, Zeca Medeiros,Toques do Caramulo, Luís Peixoto, Paco Diez, Banda Militar do Porto, Coro do Círculo Portuense de Ópera, entre outros. 
Os concertos de Galandum Galundaina caraterizam-se simultaneamente pela sobriedade estética dos arranjos musicais e pela contagiante energia que transmitem ao público transformando, espontaneamente, os recintos dos festivais em alegres palcos de dança onde os pés apenas tocam o chão nos intervalos, entre músicas.
Do seu roteiro fazem parte alguns dos mais importantes festivais de World/Folk Music em Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Alemanha, Marrocos, Cuba, Cabo Verde, Macau, Brasil, México e Malásia. 

Os "Concertos no Sítio Certo” são um conjunto de momentos musicais, protagonizados por artistas com linguagens estéticas diversas em locais alternativos às salas de espetáculos, transmitidos durante o verão, através do Youtube e Facebook municipais.
Este ciclo resulta de um desafio do Município de Gaia a músicos e técnicos para repensarem os seus espetáculos, a fim de se adaptarem à grande e repentina mudança nos hábitos sociais, imposta pelo Covid-19, e que se fez sentir de forma muito acentuada  no setor cultural. 

Próximos "Concertos no Sítio Certo"

10 set, 21h30 – Quarteto Douro
13 set, 19h00 – Carlão 
17 set, 21h30 – Mundo Segundo
20 set, 19h00 – António Zambujo 
Youtube e Facebook municipais
Mais informações através do tlf 223 742 904 ou e-mail gaiacultura@cm-gaia.pt