Corpus Hermeticum de Luz
Eventos 12 Nov 2022 a 31 Jan 2023 Corpus Hermeticum de Luz Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo
Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo

Não perca a visita comentada por Mário Vitória à sua exposição "Corpus Hermeticum de Luz", acompanhado pelo curador, António Pinto da Silva, e por Balbina Mendes, Dália Dias, Diogo Leite de Castro e Helder Carvalho no dia 28 de janeiro, às 11h00.

A Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo acolhe um conjunto de obras de Mário Vitória, representativas de algumas das linguagens abordadas pelo artista, natural de Arganil, com ateliê em Vila Nova de Gaia. "Corpus Hermeticum de Luz" reúne exemplares de desenho, escultura e pintura, com destaque para o quadro "Apocalipse e o Rapto da Europa", que estará exposto no ateliê central da Casa-Museu, em diálogo com obras de Teixeira Lopes bem como de outros artistas, reunidas pelo mestre da escultura portuguesa.

"É válido olhar este Corpus Hermeticum como uma grande epopeia existencial, feita de Luz e Sombra, da qual emerge a discussão e a possibilidade das suas ramificações, tríades, multiespacialidades e tantos outros limites na sua maior glória que é a transformação e a viagem." MV

Mário Vitória nasceu a 27 de setembro de 1983, em Coimbra, natural de Côja, Arganil. O seu ateliê encontra-se em Vila Nova de Gaia. Durante o percurso académico, realizou estudos intermédios em Lyon (França), Bolonha (Itália) e Sheffield (Inglaterra). Licenciou-se na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. Mestre pela mesma Faculdade em Práticas e Teorias do Desenho. É mestre também pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação do Porto na área das Artes Visuais. Mário Vitória está representado em inúmeras coleções oficiais e particulares, nacionais e internacionais.

Esta exposição constitui a 5ª de um ciclo de 6 exposições, com inaugurações que se sucedem até fevereiro de 2023 em diversos locais: em Lisboa (Reitoria da ULisboa - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da ULisboa, Faculdade de Belas Artes da ULisboa e Sociedade Nacional de Belas Artes); em Vila Nova de Gaia (Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo); e em Arganil (Nova Cerâmica Arganilense e Átrio Guilherme Filipe, da Câmara Municipal).

A exposição "Corpus Hermeticum de Luz" fica patente ao público de 13 de novembro a 31 de janeiro, podendo ser visitada de terça-feira a domingo, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. O quadro "Apocalipse e o Rapto da Europa", por se encontrar exposto no ateliê central da Casa-Museu Teixeira Lopes, só poderá ser apreciado durante as visitas acompanhadas, que têm lugar às 9h30, 10h15, 11h00,  11h45, 14h30, 15h15, 16h00 e 16h45.
A entrada é gratuita.

Mais informações através do e-mail gaiacultura@cm-gaia.pt.