Eventos 20 Jan 2019 Concertos em Família Auditório Municipal de Gaia
1º Concerto da Série Concertos em Família

A música fala? | Orquestra PER GAYA

O primeiro concerto desta série tem como tema A música fala? Há uma discussão de séculos acerca das diferenças entre "música programática” e "música pura”: uma que tem como base para a composição um texto, uma imagem, uma sensação ou apenas uma ideia, e outra que apenas utiliza os recursos sonoros como matéria prima, não pretendendo descrever ou representar nada de concreto. Será que a música é como uma língua? Será que a música fala? O tema e o programa do concerto pretendem ilustrar vários aspetos associados à representação de elementos não musicais através da música instrumental e ser o mote para outros concertos temáticos, em que a ênfase estará sempre numa postura ativa e participativa do público, nomeadamente através de um diálogo permanente com os músicos e pela utilização de outros recursos pedagógicos.

O agrupamento que será responsável por este concerto é a Orquestra PER GAYA. Esta orquestra é o culminar de quase duas dezenas de anos da implementação do Projeto Orquestras PER, um dos mais estruturantes do Projeto Educativo da EMP. Partindo de uma realidade escolar em que não havia classes de conjunto instrumentais, a situação atual comtempla 8 orquestras e 3 ensembles instrumentais com funcionamento regular. Para além de objetivos específicos de cada classe, adequada aos interesses e características dos alunos, esta estratégia pretende dar sustentabilidade às classes mais avançadas, nas quais os alunos podem continuar a participar mesmo depois de concluída a sua formação musical na EMP. Os frutos do trabalho têm sido visíveis pela apresentação regular dos seus grupos em muitos palcos  e eventos relevantes, sendo os principais veículos de promoção do trabalho feito pela escola. Para além dos objetivos musicais, o Projeto Orquestras PER tem sido um dos principais catalisadores de motivação e entusiasmo dos alunos, envolvendo-os em projetos artísticos e pedagógicos diversificados que sentido às suas aprendizagens musicais.
O culminar do Projeto Orquestras PER foi a criação da Orquestra PER GAYA, uma orquestra semiprofissional, que pode dotar a freguesia e o concelho de uma estrutura artística de qualidade que promova concertos e recitais regulares e que permita uma contínua satisfação pessoal aos alunos que terminaram a sua formação na EMP. Esta estrutura orquestral funciona esporadicamente quando consegue angariar apoios externos para a contratação de alguns músicos profissionais que, para além de aumentarem o nível artístico, contribuem para uma formação "em contexto real” dos alunos dessa orquestra.