Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Eventos 15 Mai 2021 Concerto de Guitarra Clássica, com Augusto Pacheco Cine-Teatro Eduardo Brazão
15 de Maio, pelas 21h00, no Cine-Teatro Eduardo Brazão.
Augusto Pacheco propõe um concerto de Guitarra Clássica com um programa de "Homenagem ao Mestre Alberto Ponce”, um dos professores do artista que faleceu em 2019.


Augusto Pacheco
Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Vilar do Paraíso.
Licenciou-se na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto na classe do Prof. José Pina.
Estudou em Paris, no Conservatoire National da Regiao d’Aubervilliers onde obteve o Premier Prix no Curso Superior de Guitarra na classe do Prof. Alberto Ponce. Com o mesmo professor estudou ainda na École Normale de Musique de Paris.
Estudou Música de Câmara Antiga no Conservatoire Municipal Claude Debussy com o Prof. Ilton Wjunisky, participando na apresentação da ópera Dido e Eneias de H. Purcell. 
Sob orientação do Prof. Paulo Vaz de Carvalho e do Maestro José Luis Borges Coelho concluiu o Mestrado (performance) na Universidade de Aveiro, com a dissertação "A obra para guitarra de Fernando Lopes-Graça”. Na sequência deste trabalho gravou em CD a integral da música de câmara com guitarra de Fernando Lopes-Graça Dedilhando Graça (2013).
Sob orientação do Prof. Paulo Vaz de Carvalho e do Prof. Jorge castro Ribeiro concluiu o Doutoramento (performance) na Universidade de Aveiro, com a dissertação "Alberto Ponce - «La musique avant tout» - sonoridade e digitações”.
Frequentou cursos de aperfeiçoamento orientados pelos professores Robert Brightmore, Leo Brouwer, Abel Carlevaro, Jozef Zsapka, Betho Davezac, David Russel e Roland Dyens.
Apresenta-se regularmente, a solo e com diversas formações de música de câmara, nos mais importantes festivais em Portugal. Tocou ainda em França e na Rússia.
Em 2019 gravou o CD a solo Porto Poente.
Tocou a solo com as orquestras Nacional do Porto, Clássica da Madeira, Esproarte, Filarmonia das Beiras e a Orquestra Russa Silver Strings. Foi ainda solista no II Estágio de Cordas Dedilhadas da Cidade de Braga, tendo como maestro Leo Brouwer e estreando, em Portugal, o concerto para duas guitarras e orquestra de guitarras – Concierto de Tricastin de Leo Brouwer.
Obteve o 2º prémio no Concurso Internacional de Guitarra de Tomar (1º prémio não atribuído) e o 3º prémio no Concurso Internacional de Guitarra de Sernancelhe.
Tem desenvolvido um intenso trabalho a duo com a flautista Raquel Lima - Duo Pourquoi Pas. Em 2007 gravou um CD intitulado Pourquoi Pas (2007) e, para celebrar os 20 anos de existência, gravou o CD Lux (2019) com obras portuguesas compostas para o
efeito.
É membro fundador do Quarteto de Guitarras Parnaso (Carlos David, Gonçalo Morais e Paulo Andrade), do Trio Sons Portucalenses (Patrícia Quinta e Joaquim Pereira) e do Duo Soledade (Gaspar Santos).
Os Compositores Ângela Lopes, Eduardo Patriarca, Fabio Gorodski, Óscar Rodrigues, Nuno Peixoto, Fernando C. Lapa, Ricardo Ribeiro, Ricardo Abreu e Fernando Valente têm-lhe dedicado algumas das suas obras.
É convidado regularmente para fazer parte do júri de concursos de guitarra, ministrar masterclasses e estágios de orquestra de guitarras.
Fundou e dirige a Orquestra de Guitarras da Academia de Música de Vilar do Paraíso. Com esta Orquestra participou no Festival Europeu de Música para Jovens de Neerpelt (Bélgica), alcançando o 1º Prémio Cum Laúde (2002, 2011 e 2015). Obteve ainda o 1º Prémio nos concursos de Orquestras de Guitarras - Gofi Contest em Bad Neuheim- Frankfurt (2006) e Concurso Internacional Cidade de Fundão (2015). 
Realizou uma digressão na cidade de S. Petersburgo (2004), o concerto final na celebração do 31º aniversário do 25 de Abril da comunidade portuguesa na cidade de Paris (2005) e participou no Euro Jugendmusik Festival Offenburg (2009). Recentemente realizou uma digressão a Nova York tendo-se apresentado no Carnegie Hall (2016). A Orquestra gravou quatro CD’s - Cordas Soltas (2001), Comntrastes (2003), Plaisir”(2005) e 20 anos Orquestra de Guitarras (2017).
Dirigiu no ano 2002/2003 a Orquestra de Plectro do Porto.
É maestro convidado da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins.
É docente na Academia de Música de Vilar do Paraíso, no Fórum Cultural de Gulpilhares e no Instituto Jean Piaget-Viseu.

Preço dos bilhetes; 
 
Bilhetes 4,00€, à venda na Ticketline (online e postos de venda) e nas bilheteiras dos Auditórios Municipais.
 
Mais informações através do tlf. 223 771 820 ou e-mail auditoriomunicipal@cm-gaia.pt.