
O Congresso 2022 do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM) dedica-se à caminhabilidade, atitude urgente da saúde pública e na mitigação das alterações climáticas, através do exercício da elaboração dos PMUS – Planos de Mobilidade Urbana Sustentável.
Inserido no evento, a Red de Ciudades que Caminan assina convénio com o ICVM para lançarem, conjuntamente, a rede em Portugal, constituindo-se, a partir desse momento, como a Rede Ibérica das Cidades que Caminham.
Serão dois dias de muito trabalho onde as boas práticas portuguesas e internacionais terão palco, onde estarão políticos e técnicos de decisão na matéria.
Este é o momento para mudarmos a nossa cultura de mobilidade!
O evento tem como objetivo promover o planeamento da mobilidade urbana, centrando-se no andar a pé enquanto forma mais elementar e básica de deslocação, e enquanto componente nevrálgica na cadeia de mobilidade.
Com efeito, seja de forma simples ou conjugada com outros modos de deslocação, todas as viagens incluem um trajeto pedonal, reforçando o seu peso estratégico na definição de um quadro de ação em matéria de intervenção no espaço público e (re)desenho urbano.
O planeamento da mobilidade urbana sustentável tem essa enorme tarefa. Libertar espaço público entre os edifícios, enquanto enorme plataforma para a mobilidade pedonal, que agora são necessários para uma nova vida urbana ao ar livre em que as pessoas deverão voltar a caminhar mais e a reutilizar a cidade consolidada, promovendo, assim, a humanização do espaço público, a economia circular e a descarbonização dos territórios, em estreita inter-relação com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
+ INFO
Ficha de Inscrição
+ INFO
Ficha de Inscrição
