Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Cardo-Roxo
Eventos 25 Set 2021 Cardo-Roxo Cine-Teatro Eduardo Brazão
Cardo-Roxo
25 de setembro, pelas 21h30, no Cine-Teatro Eduardo Brazão

Cardo-Roxo, criado em 2012, é um ensemble dirigido por Antony Fernandes e Carmina Repas Gonçalves, cuja constituição depende do carácter de cada programa. Dedica-se à descoberta, exploração e divulgação do repertório de tradição oral português e tem como ponto de partida as fontes musicais que sobrevivem até hoje em registo áudio, vídeo, partitura ou tradição viva.
Mantendo as características identitárias destas recolhas musicais, e através da mistura de instrumentos antigos e tradicionais (nomeadamente violas da gamba, gaitas de fole, alaúde, percussão, etc), da exploração vocal, e da fusão estética (música tradicional/antiga/contemporânea), criam uma sonoridade de grande originalidade e de surpreendente harmonia. A sua música apela a uma escuta ativa e ao silêncio enquanto desperta a memória coletiva levando o público numa viagem sonora que envolve e conforta.
Realizaram já quatro edições discográficas de autor, cada uma sobre um tema diferente: "Alvorada" (2015), "Vai-te Cuca" (2016), "Volto Já" (2017) e "No Monte das Oliveiras" (2019).
O programa Alvorada compreende uma seleção de melodias de variados contextos: da música instrumental à vocal, da música de festa à música de trabalho, da Madeira a Trás-os-Montes.
Estando a música tradicional sempre associada a uma atividade quotidiana ou a uma prática social (religiosa ou profana), é fundamental que, na sua adaptação e transformação não se perca essa relação, correndo o risco de a tornar irreconhecível ou descontextualizada. Essa relação é então crucial na forma como a música é adaptada.

Antony Fernandes | Gaita Galega, Säckpipa e Voz
Carmina Repas Gonçalves | Viola da Gamba e Voz
Tiago Manuel Soares | Percussão




Mais informações reservas através do tlf. 223 771 820 ou e-mail auditoriomunicipal@cm-gaia.pt