Eventos 13 Dez 2019 «Cantata de Natal - O Menino Jesus» Escola de Música de Perosinho Auditório Municipal de Gaia
Natal com Música
(Ciclo de concertos no Auditório Municipal)

"Cantata de Natal - O Menino Jesus”
Participação dos Coros Per Piccoli, Per Tutti 2º ciclo e Per Mezzo e Ensemble Per Anima da Escola de Música de Perosinho.
Entrada gratuita. M/6

A Escola de Música de Perosinho começou a tomar forma no ano de 1996. Atualmente, a escola acolhe 400 alunos e 34 professores, ministrando aulas em 21 instrumentos diferentes.

Em 1996, uma nova direção do Grupo Musical da Mocidade Perosinhense começou a convidar, para o seu corpo docente, professores com formação académica, que foram substituindo o sistema antigo. Esta transição foi feita de uma forma gradual, não se tendo notado um corte radical com o passado, mas uma evolução dos seus métodos pedagógicos e, acima de tudo, uma relação professor/aluno mais próxima e significativa. Como resultado desta mudança de filosofia, os professores, apoiados pela Direção do Grupo Musical da Mocidade Perosinhense que mais tarde foi eleita (Presidida pelo Sr. Bernardino Almeida), nomearam um Diretor Pedagógico (Prof. João Costa), com o objetivo principal de levar a escola à oficialização e paralelismo pedagógico.
A partir desta data, e definidas as prioridades, as direções pedagógica e administrativa iniciaram um caminho que culminaria na criação de Autorização Provisória de Funcionamento e Paralelismo Pedagógico da Escola de Música de Perosinho (EMP). As instalações foram construídas com financiamento da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.
Em outubro de 2000, a Direção Regional de Educação do Norte (DREN) deu Autorização de Funcionamento e Paralelismo Pedagógico aos cursos básicos ministrados então: Flauta Transversal; Clarinete; Trompete; Piano; Viola Dedilhada; Violino; Violeta e Violoncelo.

Natal com Música
Auditório Municipal de Gaia