Os Estudos, Projetos e Ações em curso na área do Projeto Municipal são os seguintes:

A "Avenida até ao Mar" constitui um importante eixo viário que permitirá a ligação da Avenida da República, no centro de Vila Nova de Gaia, até à marginal marítima.
Para conhecer o traçado aprovado e as características do perfil transversal-tipo da futura Avenida até ao Mar, clique aqui.

O prolongamento da Avenida da República até ao Mar prevê a remodelação do Nó de Santo Ovídio e compatibilização com o projeto da rede de metro (Linhas D e G do Metro do Porto). Para saber mais, clique aqui.

A execução coordenada e programada da Avenida até ao Mar decorre das orientações definidas no PDM. Para saber mais, clique aqui.

Consulte as Unidades de Execução (UE) da área envolvente à Avenida até ao Mar em desenvolvimento:

UE 1 - Troço entre a Rua das Bocas e Largo do Vale
Unidade de Execução da Avenida até ao Mar, troço entre a Rua das Bocas e Largo do Vale, freguesia da Madalena

A Unidade de Execução e a Operação de Reparcelamento respetiva foram aprovadas em Reunião Pública de Câmara, de 28 de setembro de 2011. Para visualizar as duas plantas de síntese, clique aqui.

Consulte também os documentos técnicos:

UE 2 - Troço entre o Largo da Cabine e a Rua da Lavoura
Unidade de Execução da Avenida até ao Mar, troço entre o Largo da Cabine e a Rua da Lavoura, freguesia da Madalena

A versão final da Unidade de Execução e da respetiva Operação de Reparcelamento foram aprovadas na Reunião Pública da Câmara de 21 de agosto de 2017.

Os referidos documentos encontram-se também disponíveis para consulta na página da internet da Gaiurb - Urbanismo e Habitação EM, em www.gaiurb.pt

UE 3 - Troço entre a Rua da Lavoura e Rua do Loureiro
Unidade de Execução da Avenida Até ao Mar, troço entre a Rua da Lavoura e a Rua do Loureiro, freguesia da Madalena

A proposta da Unidade de Execução para a área envolvente da Avenida até ao Mar - troço entre a Rua da Lavoura e a Rua do Loureiro, aprovada em Reunião Pública de Câmara de 28 de agosto de 2013, esteve em discussão pública de 27 de setembro a 28 de outubro de 2013.

Consulte os documentos técnicos disponibilizados na fase de Discussão Pública:

UE 4 - Remate Poente
A execução programada da Avenida até ao Mar na área do Remate Poente, entre a Rua do Agro e a Rua do Campismo (freguesia da Madalena) assenta numa proposta de solução urbanística de conjunto. Os mecanismos para a respetiva execução são os seguintes:

Unidade de Execução da Avenida até ao Mar - remate poente/norte
A proposta da Unidade de Execução da área envolvente à Avenida até ao Mar - remate poente/norte, aprovada em Reunião Pública de Câmara de 25 de setembro de 2013, esteve em discussão pública de 24 de outubro a 22 de novembro de 2013.

Consulte os documentos técnicos disponibilizados na fase de Discussão Pública:
Unidade de Execução da Avenida até ao Mar - área adjacente à Rua dos Guiões (norte)
A proposta de elaboração da Unidade de Execução foi aprovada em Reunião Pública de Câmara, de 29 de agosto de 2012. Consulte o respetivo limite e relatório da oportunidade e termos de referência.

Consulte aqui o programa base relativo à proposta de área verde central no remate poente da Avenida até ao Mar.

A 1ª fase da Recuperação do Corredor Ecológico da Ribeira de Atiães foi objeto de uma candidatura ao QREN, no âmbito da Valorização e Reordenamento do Espaço Público do Litoral de Gaia, cujos documentos estão disponíveis no site da GAIURB Urbanismo e Habitação, EEM.

Para consultar os documentos técnicos do procedimento concursal da requalificação da Ribeira de Ateães, clique aqui

O Parque Urbano da Madalena encontra-se previsto no PDM e abrange uma área com cerca de 39 hectares que se estende ao longo de 1.700 metros da Ribeira de Ateães.
Trata-se de uma área de elevado interesse ambiental que se encontra integrada na Estrutura Ecológica Municipal, no sistema estratégico "corredores verdes atlânticos".

Para saber mais clique aqui