Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi

#Gaia2024

O que pretende ser?

A candidatura #Gaia2024 – Capital Europeia da Juventude surge no seguimento de uma série de políticas de juventude destinadas a transformar Gaia numa cidade de referência a nível nacional e internacional. De facto, em Gaia nada é feito sem o contributo e auscultação prévia dos jovens.

O Plano Municipal da(s) Juventude(s) de Gaia, apresentado publicamente em fevereiro de 2018, foi construído com o contributo de todas as juventudes do concelho e define um conjunto de oito áreas prioritárias de atuação: empregabilidade e empreendedorismo; educação e formação; saúde e bem-estar; criatividade e cultura; coesão social; participação; juventude e o mundo; e voluntariado.

O trabalho que está a ser implementado no território contempla uma série de projetos inovadores e que vão ao encontro de cada uma das áreas definidas no Plano Municipal da (s) Juventude (s) de Gaia. É intenção do Município de Gaia definir uma estratégia que tenha continuidade no futuro, ultrapassando as próprias barreiras de 2024 e perpetuando-se nos anos vindouros. Por conseguinte, o compromisso de candidatura #Gaia2024 é também ele multidisciplinar. No dia 21 de março de 2019 realizamos uma "Assembleia Zero”, que reuniu os principais atores do concelho numa recolha maciça de contributos para a nossa candidatura, e que estão a ser trabalhados para integração na carta de candidatura.  
É também intenção do Município apostar numa candidatura com um forte pendor lusófono. Salientamos o papel preponderante de todos aqueles que fomentaram e fomentam os valores europeus assentes na paz, na tolerância e na partilha. Também neste ponto queremos ser inclusivos e abolir todas as fronteiras que possam existir. Físicas ou não físicas.

A elaboração da carta de candidatura já está em curso. O documento está a ser preparado e será submetido junto do Fórum Europeu de Juventude no final de 2020. A equipa que está responsável pela redação do documento é, na sua maioria, constituída por jovens. Entretanto, o slogan está também escolhido: Power Up Gaia. E o objetivo é mesmo isso: empoderar e capacitar os jovens de Gaia de uma forma inclusiva, em que ninguém fique para trás. Por Gaia, por todas as juventudes!