Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi

ESCOLA CIÊNCIA VIVA 

A Escola Ciência Viva funciona no Parque Biológico, mediante inscrição, e é dirigida a alunos/as do 4.º ano do 1.º CEB da rede pública. O projeto, que surgiu da parceria da Agência Nacional Ciência Viva com a Câmara Municipal de Gaia, tem uma componente experimental, reproduzindo o ambiente laboratorial e fomentando práticas de aprendizagem e colaboração entre alunos/as, com uma forte aposta nas competências digitais e tecnológicas. 

Público-alvo: Alunos/as do quarto ano do 1.º CEB
Abrangência: Uma média anual de 900 crianças
Parcerias: Parque Biológico de Gaia, agrupamentos de escolas

PROJETO «QUEM FOI TEIXEIRA LOPES?»

Com o intuito de dar a conhecer o espólio cultural do concelho, assim como fomentar a criatividade e a sensibilidade das crianças para as diferentes artes, o Serviço Educativo Municipal promove, no ano letivo de 2022/2023, uma visita guiada à Casa-Museu Teixeira Lopes com turmas do 3.º ano do ensino básico público. Esta ação pretende, igualmente, destacar a vertente de docente de Teixeira Lopes na Faculdade de Belas Artes do Porto, através da abertura de um concurso de trabalhos artísticos em áreas como a pintura, a escultura, a modelagem e o desenho, elaborados pelos/as alunos/as das escolas participantes, e inspirados na vida do artista. No final, será realizada uma exposição conjunta dos trabalhos, com atribuição de prémios para as melhores participações.

Público-alvo: Alunos/as do 3.º CEB.
Abrangência: Prevê-se a participação de cerca de 730 alunos/as
Parcerias: Casa-Museu Teixeira Lopes, agrupamentos de escolas

PROJETO «ANIMAIS FELIZES» – DEVOLUÇÃO DE ANIMAIS SELVAGENS À NATUREZA

Criada em 2012 a partir de uma parceria entre o pelouro de Educação e o Centro de Recuperação de Fauna do Parque Biológico de Gaia, esta atividade visa a devolução dos animais ao seu habitat enquanto proporciona o reforço da consciência ambiental junto de crianças do Pré-escolar e 1.º CEB público, através do contacto direto com os animais e das ações realizadas pela experiente equipa de profissionais do Parque Biológico. Este trabalho conjunto, que é feito de forma interativa, tem também como objetivo estimular nas crianças uma atitude de preservação da fauna local, de cidadania e de promoção da sustentabilidade dos ecossistemas responsáveis pelo equilíbrio do Planeta, que é garante da nossa existência. 

Público-alvo: Alunos/as do Pré-escolar e 1.º CEB
Abrangência: 3.000 crianças (anualmente)
Parcerias: Parque Biológico de Gaia, agrupamentos de escolas

PROJETO «SIM, SOMOS CAPAZES»

Sediado no Agrupamento de Escolas de Canelas, este projeto tem como objetivo a integração social e comunitária de alunos/as com medidas de suporte à aprendizagem e inclusão. Neste âmbito, o «Sim, somos capazes» leva às escolas do Pré-escolar e do 1.º CEB público sessões didáticas de leitura multifacetada com uma história inclusiva – uma versão adaptada e interativa da fábula de Esopo «Cigarra e a Formiga, uma lição para a vida» –, dinamizada pelos/as jovens integrados no projeto. Nestas sessões objetiva-se que a leitura não seja solitária nem em silêncio, mas sim em conjunto, animada, musicada, tanto física quanto digital, e promovendo a inclusão social e o gosto pela leitura. 

Público-alvo: Alunos/as do Pré-escolar e 1.º CEB
Abrangência: 5250 crianças (a três anos letivos)
Parcerias: Agrupamento de Escolas de Canelas, Associação Desportiva e Cultural Santa Isabel, agrupamentos de escolas
Financiamento: Portugal Inovação Social, Município de Gaia

PIC: PROJETO «INVESTIR NA CAPACIDADE»

Este projeto tem por objetivo estimular competências em crianças com capacidades e talentos acima da média, que frequentam o ensino básico da rede pública do concelho, promovendo o seu desenvolvimento pessoal e social e, simultaneamente, a sua integração em ambiente escolar. As crianças com capacidades e talentos acima da média têm direito a ver a sua diferença atendida pela escola, sendo crucial dar apoio às famílias que necessitam de informação/formação para um melhor envolvimento educativo dos/as educandos/as. As atividades desenvolvidas com os/as alunos/as, no âmbito deste programa são de estimulação da criatividade, de sentido crítico, de autoconhecimento e de relação interpessoal.

Público-Alvo: Alunos/as do segundo ao quarto ano do 1.º CEB
Abrangência: 62 participantes (pré-pandemia) / 22 participantes (em 2022)
Parcerias: Agrupamentos de escolas, Associação Portuguesa de Crianças Sobredotadas, Escola Superior de Educação Paula Frassinetti

PROJETO «CREACTIVITY»

O «Creactivity» é um autocarro itinerante, que se disponibiliza para o Município por um período de uma semana, e que se converte numa unidade móvel inclusiva, totalmente adaptada, para possibilitar o acesso e a participação de todos/as os/as estudantes dos 6 até aos 16 anos e as respetivas famílias. Concebido para despertar a engenhosidade, a destreza e a criatividade, este espaço interativo fomenta a conceção de soluções originais para problemas simples, através de propostas abertas e interdisciplinares que englobam a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte e a matemática. 

Público-alvo: Alunos/as dos 6 anos 16 anos de idade (e respetivas famílias)
Abrangência: 600 participantes (durante uma semana)
Parcerias: Banco BPI, Fundação "La Caixa”, agrupamentos de escolas