4º Encontro LOCARBO
Gaia no 4º encontro do projeto LOCARBO

Depois do "pontapé de saída" na província de Potenza (Itália), da primeira apresentação pública em Durham (Reino Unido) e do mais recente encontro em Kaunas (Lituânia), os parceiros do projeto LOCARBO voltaram a reunir, nos passados dias 7 e 8 de Setembro, desta vez em Alba Iulia (Roménia). A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e a Gaiurb marcaram presença no evento, apoiado pelo Programa INTERREG Europe.

O encontro, que incidiu em soluções tecnológicas diferenciadoras (o último dos três pilares em torno dos quais o projeto se desenvolve), permitiu a partilha de boas práticas, desenvolvidas nesta área pelas entidades parceiras, e o delineamento de estratégias para a elaboração dos planos de ação, que se querem capazes de estimular inovação e desenvolvimento nas cidades abrangidas pela parceria.

Alba Iulia, o último município a integrar o projeto, proporcionou aos parceiros uma visita guiada a três instituições públicas (uma escola, um lar e um centro de dia), onde, com o apoio de fundos europeus, foram instalados painéis solares fotovoltaicos, colmatando mais de 50% das necessidades energéticas destes edifícios. A visita passou ainda por uma empresa de transportes públicos, que utiliza um sistema inovador (Air by Corneliu) para aumentar a eficiência na filtragem de combustível.

O projeto LOCARBO é um projeto de cooperação europeia, que tem como objetivo o desenvolvimento de um plano de promoção de políticas de eficiência energética nos edifícios, assente em três pilares fundamentais integrados: serviços e produtos complementares disponibilizados pelas autoridades, modelos de cooperação inovadores e soluções tecnológicas diferenciadoras. Encontra-se, por isso, perfeitamente alinhado com a estratégia de desenvolvimento sustentável e investimento inteligente adotada no município de Gaia.

Além de Vila Nova de Gaia, fazem parte do projeto parceiros da Hungria, da Lituânia, da Roménia, do Reino Unido e de Itália.

Mais Informação em: