3ª Local Living Lab
Projeto Locarbo: 3ª Local Living Lab identificou estratégias de ação

No âmbito do Projeto Locarbo, do programa Interreg Europe, decorreu, a 7 de Dezembro, no Arquivo Municipal Sophia de Mello Breyner, em Gaia, a 3ª Local Living Lab, que juntou a equipa portuguesa a várias instituições nacionais, nomeadamente a Gaiurb, o Ceiia, a Energaia, a CCDR-N, a PT Altice e a Solindigos.

Começando com um ponto da situação do projeto, a reunião permitiu apresentar o «Diagnóstico Local e Boas Práticas», identificar as linhas estratégicas de ação, debater ações com impacto na eficiência energética nos edifícios e no plano de ação, deixando ainda esboçados os próximos passos para o futuro do projeto. Das boas práticas locais, destaca-se a regeneração e requalificação urbana da urbanização de Vila d'Este, num total de 109 edifícios e 2085 habitações. O objetivo passou por melhorar a eficiência energética das habitações, promover a redução de consumos energéticos, melhorar a imagem do empreendimento e diminuir os níveis de degradação urbanística. Destaca-se, ainda, o trabalho que se tem desenvolvido na promoção e dinamização de ações de formação técnica direcionadas ao público em geral (cidadãos e técnicos) relacionadas com as temáticas da sustentabilidade ambiental e do desempenho energético de edifícios. Em 2015 e 2016, em sete sessões estiveram presentes 180 participantes.

Para o futuro, o desafio passa por melhorar a eficiência energética dos edifícios públicos municipais, identificar medidas com maior efeito na redução de consumos, promover a alteração de comportamento dos consumidores e procurar influenciar e melhorar os instrumentos políticos. Como? Por exemplo, a partir do aumento do uso de energia proveniente de fontes renováveis, do reforço do uso de sistemas de gestão e monitorização de consumos ou da sensibilização para o uso eficiente e racional da energia.

Recorde-se que o Município de Vila Nova de Gaia é parceiro do Locarbo, juntamente com outras cidades e entidades europeias. Trata-se de um projeto europeu financiado maioritariamente pelo Feder (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), no âmbito do Programa Cooperação Territorial Europeia - Interreg Europe. Esta tem sido uma oportunidade de partilhar conhecimentos com outros municípios e, simultaneamente, criar mais inovação e desenvolvimento para Gaia e para a sua população.

O projecto Locarbo centra-se na eficiência energética dos edifícios, apoiando as autoridades locais e regionais a promover a alteração de comportamentos e dos padrões de consumo energético dos consumidores finais, através de serviços e produtos complementares, modelos de cooperação inovadores e integração de soluções tecnológicas inteligentes.