Gaiurb acolhe 1º Local Living Lab da rede de stakeholders

A Gaiurb acolheu o 1º Local Living Lab da rede de stakeholders do projeto Locarbo que apoiará o Município de Gaia na definição de um Plano de Ação Local para a eficiência energética no setor dos edifícios.

Águas de Gaia, Energaia , CCDR-N, Universidade do Minho, Associação Passive House Portugal, Portugal Telecom e CEiiA foram os parceiros presentes neste encontro que decorreu no dia 2 de Março e foi presidido por Daniel Couto, presidente do Conselho de Administração da Gaiurb.

A sessão permitiu a partilha de conhecimentos, experiências e contributos conducentes à consolidação do projeto e ao desenvolvimento do referido Plano de Ação Local, numa lógica de dinamização de ações que permitam apoiar as autoridades locais e regionais a promover a alteração de comportamentos e de padrões de consumo energético dos consumidores finais, através de serviços e de produtos complementares, modelos de cooperação inovadores e integração de soluções tecnológicas e inteligentes.

Exemplos de reconhecido mérito foram partilhados pela Gaiurb, através da responsável pela Divisão de Serviços de Inovação, Carla Pires, que destacou a importância estratégica de projetos como o Nopaper, GeoPortal, GaiaMobile, entre outros.

O Município de Vila Nova de Gaia é parceiro do Locarbo juntamente com outras seis cidades e entidades europeias, um projeto europeu financiado maioritariamente pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento regional, no âmbito do Programa Cooperação Territorial Europeia INTERREG Europe.

Descarregue a Apresentação 1LLL