Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi

Plano Municipal de Integração de Imigrantes

Plano Municipal de Integração de Imigrantes
Gaia promove Plano Municipal de Integração de Imigrantes 

A Câmara de Gaia viu aprovada uma candidatura a nove mil euros de fundos europeus para preparar um plano municipal de integração de imigrantes no concelho que acolhe 4.231 estrangeiros. 

"Vila Nova de Gaia é o segundo concelho do distrito do Porto com maior número de imigrantes sendo, por isso, da maior relevância criar estratégias destinadas a garantir políticas de acolhimento e integração local", revela um protocolo com vista à conceção do plano que foi ratificado em reunião de câmara. 

No documento, é relatado que a autarquia "apresentou e viu aprovada uma candidatura ao Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países de Terceiros [FEINPT] para o cofinanciamento por este em 95% (8.767 euros) do projeto de conceção" do referido plano. 

O documento descreve algumas ações orientadoras da política de integração dos imigrantes, abrangendo assuntos de caráter sociocultural, recreativos, formativos e informativos, que facilitem a inclusão do imigrante e seja gerador de uma sociedade diversificada, pautada pelo equilíbrio entre a comunidade local e a população imigrante. 

Foram criadas seis equipas de trabalho, no âmbito da Saúde, Acolhimento/Integração, Cultura, Educação/Língua, Capacitação/Informação e Mercado de trabalho/Empreendedorismo, para levantamento de necessidades e elaboração de diagnóstico. 

Consulte AQUI o Plano Municipal de Integração de Imigrantes.