Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi

Gaia com Farmácias Solidárias

Gaia com Farmácias Solidárias
Protocolo de Colaboração
"Gaia com Farmácias Solidárias"

A aquisição de medicamentos representa um custo financeiro elevado para os munícipes com menores recursos e/ou idosos portadores de doenças súbitas, crónicas e endémicas.

Importa criar as condições para uma parceria concelhia com as farmácias, apelando à responsabilidade social destes prestadores de cuidados de saúde no seio da comunidade onde se inserem.

Farmácias Solidárias
Consiste num mecanismo articulado entre os parceiros, com recurso a um processo de sinalização e consequente registo, que possibilita a adequação das reais necessidades da população na obtenção gratuita do medicamento. As Instituições Particulares de Segurança Social existentes no Concelho prestam serviços assistenciais de proximidade, estando assim vocacionados para o acompanhamento de munícipes carenciados que necessitem deste apoio. As Juntas de Freguesia, pela sua proximidade a estas situações, são as entidades melhor posicionadas para proceder à sinalização dos agregados familiares mais carenciados.

O presente Protocolo tem por objeto estabelecer entre os parceiros as condições de cedência de medicamentos a pessoas carenciadas, residentes no Município de Vila Nova de Gaia.

A cedência de medicamentos destina-se a munícipes com menores recursos sociais e económicos, em contexto de doença crónica, súbita, endémica ou relacionada com o processo de envelhecimento, identificados e sinalizados pelas IPSS e pelas Juntas de Freguesia.

Para obter mais informação sobre este importante apoio social, poderá dirigir-se diretamente, quer aos Serviços da Ação Social da Câmara de Gaia quer junto da Junta de Freguesia da sua área de residência.