Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi

Estratégia Municipal de Voluntariade Inteligente e Organizado - EMVIO

Na atual conjuntura da sociedade moderna, o voluntariado assume cada vez mais um papel fulcral para o desenvolvimento não só de competências comunitárias, bem como individuais. Subjacente a estes princípios, converge-se o conceito de transformação. Assim, falar-se hoje de voluntariado é assumir a importância do compromisso! da missão, da cocriação de sinergias entre as pessoas, entre instituições e a comunidade |cidade. 

Vila Nova de Gaia, apoio a visão do voluntariado como um mecanismo organizado para uma cidadania inteligente, participativa, multissetorial. Desenvolvemos por isso e, porque consideramos importante, um voluntariado capaz de potenciar um plano de ação catalisador de oportunidades de voluntariado.

A Estratégia Municipal de Voluntariado Inteligente e Organizado, surge assim, doravante designada por E(M)VIO, e pretende aumentar o impacto do voluntariado ao nível municipal através da execução de uma nova visão estratégica e de um novo plano de ação -  promover oportunidades de voluntariado assente na construção de uma rede entre os parceiros |voluntários e a cidade regulados por princípios como capacitação; formação; comunicação; trabalho de equipa; mobilidade territorial, mobilização, colaboração, partilha; cidadania ativa; interculturalidade; motivação; igualdade e inclusão. 

Nesta conformidade, e numa primeira instância, será efetuada a engrenagem de ideias entre os pelouros, por forma a assegurar uma transversalidade que permitirá garantir a consolidação da ação entre os pilares de desenvolvimento sustentados pelo município Educar| Cuidar| Promover |Inovar |Criar | Proteger |Relacionar| Informar e, numa segunda fase, promover ações ao nível do voluntariado Jovem, Sénior e Inclusivo.

Difundir pelo concelho de Vila Nova de Gaia, um voluntariado colaborativo que que orienta a sua estratégia de atuação para o desenvolvimento da cidade, para o empoderamento e para a construção de confiança entre cidadãos, organizações e autarquia. 

Pretendemos, pois, que a E(M)VIO seja uma experiência aberta a todos e por isso acreditamos que seremos o elo entre a criatividade dos voluntários e as oportunidades/necessidades da cidade.