Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi

Este parque tem em vista sensibilizar a população para a importância da conservação do ecossistema dunar.
Antes do parque existir, o acesso à praia fazia-se de forma desordenada e os estragos na duna estavam à vista de todos. Vedando, cuidando e recorrendo a paliçadas a duna estabilizou e a vegetação ressurgiu. Hoje, é um exemplo de como a natureza recupera, se o ser humano lhe der oportunidade. De um areal aparentemente estéril surgiu um formoso jardim espontâneo onde florescem lições de educação ambiental. Esta mini-reserva serve de local de nidificação para as aves, bem como de centro de educação ambiental para os fenómenos de erosão costeira.
Aqui pode encontrar uma exposição permanente sobre dunas, assim como:
  • um jardim botânico de flora dunar com representação, identificação e informação sobre plantas dunares aqui existentes. A circulação dos visitantes é feita por passadiço de madeira.
  • uma área-piloto para demonstração de recuperação de dunas, onde os visitantes podem apreciar a dinâmica da duna e do litoral e a eficiência de recuperação.
  • uma micro-reserva que serve a conservação da biodiversidade, de local de nidificação para as aves, bem como de centro de educação ambiental para os fenómenos de erosão costeira.

Horários:
10 h – 18 h

Avenida Gomes Guerra - Aguda | 4410-467 Vila Nova de Gaia
Tel.: +351 227 620 217 | e-mail: dunas_pbiologico@cm-gaia.pt | + info: www.parquebiologico.pt