Notícias 26 Mar 2018 Vote em Gaia para vencer o Prémio de Boas Práticas de Participação 2017 Para votar, basta aceder ao link https://portugalparticipa.onesource.pt/
Vila Nova de Gaia, com o Plano Municipal da(s) Juventude(s) de Gaia, é uma das cinco finalistas ao Prémio de Boas Práticas de Participação 2017. Até 22 de Abril, todas as pessoas podem votar nesta iniciativa da Rede de Autarquias Participativas que pretende reconhecer e valorizar modelos inspiradores de participação e cidadania ativa. Para votar, basta aceder ao link https://portugalparticipa.onesource.pt/ e seguir todos os passos.

Em concurso estiveram 19 práticas que foram sujeitas a avaliação de um júri composto por membros da Associação In Loco, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e do Observatório Internacional da Democracia Participativa.

A construção do Plano Municipal da(s) Juventude(s) de Gaia foi um projeto pioneiro que teve início em setembro de 2015, com a realização de 88 entrevistas a serviços municipais, agentes locais e peritos de juventude. Seguiu-se o ciclo de diálogo estruturado «Mais Voz à Juventude, entre janeiro e abril de 2017, que envolveu mais de trezentos participantes e foi desenvolvido com o apoio do Conselho Nacional da Juventude e das 15 juntas e uniões de freguesia do concelho.

O Plano Municipal da(s) Juventude(s) de Gaia foi construído com o Conselho Municipal de Juventude, com centenas de jovens gaienses e inúmeras organizações locais, com o apoio do Conselho Nacional de Juventude, da Federação Nacional das Associações Juvenis, da Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto, das câmaras municipais de Braga, Famalicão, Porto e Santa Maria da Feira, da Fundação da Juventude e da Rede DYPALL. O objetivo é posicionar Gaia como uma cidade amiga da juventude. Estabelece 11 princípios, 8 áreas de trabalho e 36 compromissos para valorizar a participação jovem, o trabalho na área da juventude, a educação não-formal e o trabalho em rede.

Juntos, vamos afirmar Gaia como um laboratório de participação jovem e de inovação em políticas de juventude.
Ajude-nos a vencer. Vote no Plano Municipal da(s) Juventude(s) de Gaia.