Notícias 10 Set 2019 «Voluntariado para a conservação da Natureza» em debate em Gaia Ao longo do dia, foram partilhadas diferentes visões sobre esta temática
No âmbito do projeto «Life Volunteer Escapes», realizou-se a 10 de Setembro, na Câmara Municipal de Gaia, o seminário «Voluntariado para a conservação da natureza». A manhã foi reservada a diferentes intervenções de profissionais com provas dadas nesta área, a nível nacional e internacional. Durante a tarde, realizaram-se diversos trabalhos de grupo com sessões paralelas, dentro das seguintes abordagens: angariação de voluntários; motivação e resultados – medir e divulgar.

Este seminário surgiu da necessidade de partilha de diferentes visões e experiências sobre este tipo de voluntariado, bem como a reflexão sobre a sua sustentabilidade e continuidade pós-Life. Recorde-se que o projeto «Life Volunteer Escapes» é um dos quatro apoiados pelo Programa LIFE, em toda a Europa, para ensaiar e avaliar a viabilidade de recorrer a voluntários do Corpo Europeu de Solidariedade para apoiar atividades de conservação da natureza e biodiversidade. É um projeto LIFE Preparatório, o que significa que se destina a gerar informação e conhecimentos que possam ser utilizados, após a sua conclusão, a uma aplicação mais alargada.

O projeto envolve uma parceria alargada de várias organizações com trabalho anterior no acolhimento e dinamização de voluntariado para diversas atividades de conservação da natureza e biodiversidade, bem como organizações que têm promovido trabalho complementar nestas áreas.