Notícias 18 Set 2019 Visita acompanhada às intervenções nas Empenas Cegas Autores e representantes do projeto visitaram espaços da Avenida da República
Os autores e alguns representantes da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, incluindo a diretora da instituição, Lúcia Matos, acompanhados pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Gaia, Patrocínio Azevedo, visitaram, a 18 de Setembro, as diversas intervenções nas Empenas Cegas que integram o projeto «Primeira Avenida/Duplo Sentido». As seis imagens que estão atualmente expostas no decorrer desta artéria serão, brevemente, substituídas por outras seis diferentes.
Trata-se de um projeto de dinamização urbana que promove a ligação da universidade à sociedade civil, através de várias propostas de âmbito artístico para a Avenida da República. O objetivo passa por reforçar a apropriação dos espaços da Avenida e o envolvimento das suas comunidades residentes ou visitantes, promovendo uma Avenida para o século XXI.
O projeto, com o apoio do programa Norte 2020 e do Município de Vila Nova de Gaia, parte de uma parceria entre a autarquia e a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, e nele participam estudantes do Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público, oriundos de diversos países. São eles: Alexandre Fuga, Amanda Copstein, Ana Willerding, Aurora dos Campos, Carolina Moura, Claire Sivier, Cristiana Pascoal, Desirée Desmarattes, Fernanda Zotovici, Gisela Faria, Gustavo Romeiro, Izabel Barboni, Juana Bravo, Mariana Morais, Monika Šeduikytė, Paulo Viel, Rayan Merhy, Talitha Filipe, Tito Senna, Titos Pelembe e Tomás Ribas.