Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias 01 Out 2018 Vilar de Andorinho inaugurou novo centro de saúde O investimento rondou os 1,5 milhões de euros.
A Unidade de Saúde Dr. Gomes da Silva, em Vilar de Andorinho, foi inaugurada a 1 de outubro, numa cerimónia presidida pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo. No atual edifício – que nasceu de um investimento de 1,5 milhões de euros (comparticipação comunitária no âmbito do Programa Operacional Norte 2020) –, para além do Serviço de Atendimento Complementar de Vila Nova de Gaia que, desde 20 de agosto já funciona, vai igualmente ficar instalada uma Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, bem como a Unidade de Saúde Familiar – USF Vilar Saúde. O Centro de Saúde de Soares dos Reis fica, assim, reconfigurado no modelo da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários que o Governo está a implementar. 

Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, este é um "dia de grande felicidade”, uma vez que "é a concretização de uma reivindicação com muitos anos”. "É uma obra que já está a funcionar mas é, também, a demonstração de que as temáticas da saúde continuam a ser centrais em Vila Nova de Gaia porque, paralelamente a esta inauguração, temos o centro de saúde da Madalena em curso e o hospital em obra”, referiu. 


Com esta nova USF, será possível aumentar os ganhos assistenciais, que vão traduzir-se em cuidados de saúde de maior proximidade e acomodação, quer para a população da área de referência, quer para os profissionais que lá vão desenvolver a sua atividade. 

Além dos fundos comunitários, o investimento nesta unidade de saúde foi da responsabilidade do Ministério da Saúde/Administração Regional de Saúde do Norte, da Câmara Municipal de Gaia e da Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho.