Notícias 01 Jun 2017 Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira apoiam obra do Mestre António Joaquim Protocolo foi assinado a 1 de Junho, na Casa da Presidência

Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, o Município de Santa Maria da Feira e a Fundação Terras de Santa Maria da Feira vão apoiar a publicação de uma obra retrospetiva do percurso artístico do pintor António Joaquim. O acordo de colaboração foi assinado na Casa da Presidência, a 1 de Junho, dia em que o mestre celebrou 92 anos.
O acordo de colaboração foi assinado pelo vereador da Câmara Municipal de Gaia com o pelouro da cultura, Delfim de Sousa, o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, e o presidente do conselho de administração da Fundação Terras de Santa Maria da Feira, Alfredo d’Oliveira Henriques.
Para Delfim de Sousa, o mestre António Joaquim "sabe respeitar as pessoas e sabe ser sincero”. Por isso, "este acordo não existe somente por um simples livro. É uma remembrança de uma vida, de uma obra muito vasta”, referiu o vereador. Emídio Sousa, por sua vez, recordou a afabilidade do pintor. "É um homem que conhece a dureza da vida, é um autodidata, mas que teve de trabalhar muito desde o início da sua vida. Pela paixão e pela qualidade do seu trabalho, sobressaiu-se”, destacou o autarca.
Através deste acordo de colaboração, as entidades envolvidas comprometem-se a adquirir livros no valor de 24 euros, nas seguintes proporções: Município de Gaia (200 exemplares), Município de Santa Maria da Feira (200 exemplares) e Fundação Terras de Santa Maria da Feira (100 exemplares).