Notícias 25 Abr 2017 Vila Nova de Gaia assinalou os 43 anos da «Revolução dos Cravos» Sessão solene decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho
Decorridos 43 anos do 25 de Abril de 1974, continua a ser premente debater, refletir e questionar os efeitos da revolução que colocou um ponto final na ditadura instalada em Portugal. Em Vila Nova de Gaia esse trabalho foi feito num salão repleto de pessoas interessadas em ouvir as intervenções de diversas personalidades que, de um modo muito particular, abriram o seu baú de recordações. Ao som do hino nacional tocado pela banda musical da Associação Cultural e Musical de Avintes, os convidados foram encaminhados para o salão nobre dos Paços do Concelho, onde decorreu ao longo de toda a manhã a cerimónia de comemoração do 25 de Abril.
Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, o 25 de Abril materializa "o espírito de um cravo enfiado numa arma” e foi uma "forma de mostrar que era possível fazer uma revolução sem sangue”, "um espírito que deve estar presente na nossa forma de ser e de estar”. Para o autarca, vale mais do que a pena repensar Abril. "Abril traz-nos uma visão de constante aperfeiçoamento e é um momento de pensarmos sobre o nosso próprio modelo de desenvolvimento”, afirmou.