Notícias 30 Jun 2017 Vila Nova de Gaia assinalou início da época balnear Cerimónia incluiu hastear das bandeiras azuis e de praia acessível
 
A Praia de Valadares Sul, que no ano passado foi eleita pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) como «Praia+Acessível 2016», acolheu, a 30 de Junho, a cerimónia de abertura da época balnear 2017, que incluiu o hastear das bandeiras azuis e das bandeiras de praia acessível. 


Miguel Lemos, administrador executivo da empresa Águas de Gaia, fez o balanço da época balnear do ano passado, avançando com novidades para o período que agora se inicia. "Através de uma parceria com a Acapo (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal) iremos desenvolver um projeto que permite que pessoas invisuais possam saber onde estão e possam ler os avisos de praia, através de braille. Pretendemos tornar as praias ainda mais acessíveis”, assegurou. Além disso, a autarquia adquiriu ainda dois equipamentos que podem ser acoplados a cadeiras de rodas, permitindo aos utentes usufruírem dos passadiços com a comodidade de um veículo motorizado. 
A Câmara Municipal de Gaia investe mais de um milhão de euros por ano na reabilitação dos 15 quilómetros de orla marítima, sendo que o ano passado o valor foi mais alto devido ao processo de reabilitação com a pintura integral da ciclovia e o arranjo dos passadiços. "O município tem sido capaz de responder à altura, com invernos cada vez mais rigorosos”, afirmou o presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues, apelando ainda à população para que mantenham a qualidade das suas praias. 
Para esta época balnear, Vila Nova de Gaia disponibiliza 18 praias com bandeira azul, criando as condições fundamentais para que a população tenha um verão único.