Notícias 28 Jun 2018 Vila Nova de Gaia assinalou 34.º aniversário da elevação a cidade Sessão solene decorreu no Auditório Municipal de Gaia
Nas cerimónias integradas nas comemorações do Dia do Município, a 28 de Junho, o Auditório Municipal de Gaia acolheu dezenas de personalidades que não quiseram perder a oportunidade de festejar o 34.º aniversário da elevação a cidade. Ao longo da noite foram entregues medalhas honoríficas a entidades distinguidas pelo município, nomeadamente: Igreja e Escola do Torne (Medalha de Honra); Padre Avelino Jorge Pereira Soares e Padre José Manuel da Costa Lima (Medalha de Mérito Cívico – Classe Ouro); Francisco Diogo Faria de Macedo, Nuno Carneiro, Teatro Amador de Sandim, TSF Rádio Notícias e Jorge Fernando da Silva Nunes (Medalha de Mérito Cultural e Científico – Classe Ouro); Firmino Pereira, José Bernardo, José da Cunha Barbosa, Manuel de Novaes Cabral e Sebastião Feyo de Azevedo (Medalha de Mérito Profissional – Classe Ouro); André Gomes, Escola de Ginástica de Gaia, Marta Caride e Pedro Miguel Lencart e Silva (Medalha de Mérito Desportivo – Classe Ouro); Cónego António Coelho de Oliveira, Cónego Jorge Manuel Duarte de Oliveira e Manuel Oliveira Guedes (Medalha de Valor e Altruísmo – Classe Ouro).

Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, este é, acima de tudo, "o dia da cidade”, acrescentando: "hoje, evocamos a publicação, em Diário da República, da delimitação das dez freguesias que compõem a cidade de Gaia” e é, por isso, o momento ideal para "sublinhar o papel que um conjunto de pessoas e instituições têm, tiveram e, certamente, terão na vida do município”.

Além da entrega de medalhas, a cerimónia incluiu ainda o lançamento da edição fac-similada e comentada do Foral de Vila Nova de Gaia de 1518, tendo terminado com um concerto do fadista e, também, homenageado, Jorge Fernando.