Notícias 10 Nov 2017 Terceira edição do Rally Spirit Altronix foi um sucesso Gaia e Coronado serviram de palcos emblemáticos à prova da Xikane
O Rally Spirit Altronix já é, inquestionavelmente, uma das provas automobilísticas mais aguardadas do ano. Com o seu inovador conceito de «rally legend» e uma lista de cerca de cem equipas à partida, a terceira edição, que decorreu nos dias 10 e 11 de novembro, entre Vila Nova de Gaia e a vila do Coronado (Trofa), foi, uma vez mais, um sucesso, tanto junto do público como dos pilotos. Além de ter reunido um parque automóvel ímpar, a prova trouxe a Portugal o campeão do Mundo de Ralis (1981) Ari Vatanen, tendo ainda surpreendido com a presença de nomes já muito conhecidos neste mundo, nomeadamente Armindo Araújo, bicampeão do Mundo de PWRC, e Rui Madeira, campeão do Mundo FIA Grupo N. 

Quanto aos resultados, Pedro Leal triunfou na categoria «Spirit», entrando no quadro de honra dos vencedores do Rally Spirit Altronix. Acompanhado de Isabel Ramalho e dos fiéis serviços do Mitsubishi Lancer Evo VI, o piloto venceu com uma vantagem de 20 segundos para a dupla Luís Delgado e André Carvalho, que apenas subiu ao lugar intermédio do pódio na derradeira classificativa, por troca com Eduardo Veiga e Justino Reis e por escassos 1.1 segundos. 

Na categoria dos «Históricos», Valter Gomes levou a melhor, ao volante de um Porsche 911 RSR e tendo como navegador o estreante Fábio Santos. O pódio ficou completo com as duplas Pedro Couceiro e António Duarte (Opel 1904 SR) e Paulo Azevedo e Luís Cavaleiro (Ford Escort MK1). 

Ao longo de nove provas especiais, além da componente competitiva, os pilotos puderam, ainda, apreciar locais de excecional beleza, como o Cais de Gaia ou o Quartel da Serra do Pilar.