Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias 30 Nov 2018 Sessão de esclarecimento sobre o Programa da Orla Costeira Iniciativa contou com intervenções de vários especialistas
Para esclarecer os gaienses sobre as implicações práticas e teóricas do Programa da Orla Costeira, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e a Agência Portuguesa do Ambiente promoveram uma sessão pública de esclarecimento que decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho, com intervenções de Joaquim Poças Martins, Eugénio Meneses de Sequeira e Alberto Simões. 
Para Eduardo Vítor Rodrigues, "este é um plano de prevenção urbanística para novas construções, impedindo-as, e é um plano de segurança e de combate ao risco. Não decorre dele, nem poderia nunca decorrer, uma automática demolição do que quer que seja. É de destacar, aliás, que em muitos casos – no de Vila Nova de Gaia, por exemplo –, muitas destas medidas estão já previstas no âmbito do PDM. Por isso, isto não é sequer uma grande novidade; a novidade resulta, isso sim, de termos um plano a uma década – porque a vigência do POC são dez anos – que assume claramente estes problemas, mas sempre numa perspetiva de prevenção e de minimização do risco”. No caso de Vila Nova de Gaia, não há qualquer demolição prevista. No entanto, como explicou o autarca, "progressivamente, poderemos vir a ajustar as localizações de alguns bares de praia, sobretudo nas zonas que têm sido mais afetadas pela força do mar nos últimos invernos”.