Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias 08 Out 2019 Semana Mundial do Aleitamento Materno passou por Gaia Iniciativas decorreram em vários espaços de 28 de setembro a 4 de outubro
A Câmara Municipal de Gaia, em parceria com o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho e os ACES Gaia e Espinho/Gaia, associou-se, uma vez mais, à Semana Mundial do Aleitamento Materno, desenvolvida em torno do tema «Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação». Este ano, a Organização Mundial de Saúde, a Unicef e outros parceiros pretenderam promover a importância de políticas favoráveis à família para permitir a amamentação e ajudar os pais no relacionamento com os filhos no início de vida.

De 28 de setembro a 4 de outubro, a autarquia desenvolveu um conjunto de iniciativas em vários locais do concelho, com um forte envolvimento das famílias. Contos, workshops, concurso de desenhos e frases foram algumas das atividades que o município fez chegar a vários públicos, inclusivamente aos jovens das escolas do concelho. Paralelamente, foram organizadas algumas palestras com o testemunho de profissionais que procuraram desmistificar este conceito, falando dos desafios do regresso a casa e ao trabalho, do papel do pai na promoção e manutenção do aleitamento materno ou até mesmo da importância que a entidade patronal deve assumir ao longo deste processo. 
De salientar, ainda, que a amamentação promove uma melhor saúde, tanto para mães como para crianças. Aumentar o aleitamento materno para níveis quase universais pode salvar mais de 800.000 vidas a cada ano, sendo a maioria crianças menores de seis meses. A amamentação diminui o risco de mães desenvolverem cancro da mama e de ovário, diabetes tipo 2 e doença cardíaca. A OMS estima que um aumento da amamentação poderia evitar 20.000 mortes maternas a cada ano devido ao cancro de mama.