Notícias 14 Jan 2018 São Gonçalo foi recebido em clima de euforia O Santo representa o ano novo que chega com a promessa de fecundidade
«O Santo é nosso, o Santo é nosso… o corno é vosso. E ele é nosso! E é, é, é!». No dia 14 de Janeiro, pelas ruas de Santa Marinha e Mafamude (onde se encontram a Comissão Velha e Nova da Rasa), os Mareantes do Rio Douro chamaram a atenção das pessoas que passavam para prestarem homenagem ao seu Santo. Cumpriu-se, uma vez mais, a tradição e os santos saíram à rua. Pelo caminho, a Associação de São Gonçalo Antiga da Rasa e a Nossa Comissão de São Gonçalo da Rasa foram recebidas na Junta de Freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso pelo presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, e pelo presidente da União de Freguesias, João Paulo Correia.
A Romaria de São Gonçalo é a primeira que se realiza no ano, sendo composta por três grupos: um da freguesia de Santa Marinha e dois do Lugar da Rasa, da freguesia de Mafamude. Os grupos desfilam pelas ruas da freguesia, com as figuras de São Gonçalo e São Cristóvão, respetivamente, atraindo a atenção de dezenas de peregrinos que acompanham os grupos ao longo do desfile, a cantar e a apregoar.