Notícias 28 Mai 2019 Requalificação irá transformar o centro de Mafamude Intervenções têm um custo estimado na ordem dos 3,5 milhões de euros
O projeto de requalificação urbanística da área envolvente à Igreja de Mafamude foi apresentado, a 27 de Maio, no Auditório da Paróquia local, com a presença da comunidade que não quis perder a oportunidade de conhecer aprofundadamente as alterações previstas para aquela zona. Orçada em 3,5 milhões de euros, a obra terá investimento privado uma vez que se pretende lançar uma concessão do parque de estacionamento (com 250 lugares previstos) que terá como condição o tratamento da superfície. No entanto, caso o concurso fique deserto, o presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, garantiu que a requalificação avançará, com investimento municipal.

O objetivo do projeto passa por "dignificar o espaço de fruição pública”, estando em causa, entre outros aspetos, a ampliação do adro frontal, a criação de uma praça e a otimização de múltiplas atividades de âmbito cultural, recreativo e religioso. Num espaço intermédio, entre o adro e a praça, propõe-se um elemento escultórico em aço corten alusivo a São Cristóvão, uma obra que o pároco local, Jorge Duarte, considerou "ímpar e fiel ao século XXI”. Paralelamente, pretende-se melhorar de forma significativa a relação do adro frontal à igreja, com a via principal de acesso (rua Raimundo de Carvalho), permitindo acesso digno e desafogado e melhores articulações de espaços, anulando a atual conflitualidade com o estacionamento automóvel e a reduzida dimensão dos passeios. Salienta-se, ainda, a previsão de alteração das paragens dos transportes públicos, nos dois sentidos, de forma mais favorável àquela que atualmente se verifica – geradora de alguma perturbação funcional.

No topo nascente da praça será implementado um equipamento de apoio ao cemitério que incluirá arrecadação e instalações sanitárias. O realinhamento da arborização e o arranjo do edifício paroquial contíguo à igreja são outros dos pormenores deste projeto de requalificação que pretende dar uma nova cara ao centro da freguesia de Mafamude.