Notícias 26 Ago 2019 Requalificação da Biblioteca Municipal vai avançar Intervenção, no valor de 1,1 milhões de euros, vai ser adjudicada
A adjudicação da empreitada de requalificação da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia foi aprovada na reunião de câmara de 26 de Agosto. O projeto implica um investimento de cerca de 1,1 milhões de euros, sendo expetativa da autarquia que a possa estar concluído no final do próximo ano. Além dos arranjos interiores e exteriores do edifício da Biblioteca Municipal, esta intervenção – que terá comparticipação financeira no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) – irá incidir na troca de caixilharia, arranjo do telhado e atualização do espólio, com a criação de um núcleo monográfico ligado à literatura local e regional.

O presidente da Câmara Municipal destaca as intervenções no arquivo e na zona dedicada ao Serviço de Leitura Especial, um núcleo dedicado a leitores invisuais. "Neste momento, está num local que não se coaduna com a importância do trabalho que faz. É o melhor núcleo deste género em bibliotecas públicas. Vamos relocalizá-lo”, detalha Eduardo Vítor Rodrigues. Recorde-se que este serviço, que abriu em 1998, tem cerca de 950 utilizadores, recebendo, frequentemente, solicitações de escolas que procuram obras do Plano Nacional de Leitura e de instituições como delegações da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (Acapo). Além disso, o espaço tem cerca de 1.400 obras em braille e mais de 3 mil em suporte áudio, que podem ser requisitadas de forma gratuita durante trinta dias.