Notícias e Destaques 06 Mai 2019 Relatório de Contas de 2018 aprovado pela maioria “As melhores contas de sempre” garantiram 20 milhões de euros de saldo de gerência

A Câmara Municipal de Gaia aprovou o relatório de contas de 2018, descrito pelo presidente da autarquia como "as melhores contas de sempre”, com os votos contra do PSD. Para Eduardo Vítor Rodrigues, estas contas "concluem o processo de consolidação da câmara. Abre-se um novo ciclo. E são as melhores contas de sempre porque temos a melhor execução de receita e despesa de sempre. São as melhores contas de sempre porque o endividamento da autarquia atinge o valor mais baixo de sempre”, descreveu.

O relatório inclui uma transferência de saldo de gerência de cerca de 20 milhões de euros, valor que foi integrado na revisão orçamental de abril de forma a "permitir opções de investimento que não teriam lugar de outra forma”, explicou o autarca. Assim será possível, por exemplo, avançar com a implementação de um corredor ‘metrobus’ na EN 222 e o lançamento do pavilhão multiusos dos Arcos do Sardão.

O endividamento total do município atinge os 120 milhões de euros, contrastando com os 181 milhões (em 2015), os 167 milhões (em 2016) e os 139 milhões (em 2017). "Estamos cerca de 50 milhões do limite legal de endividamento. Quando tomei posse, estávamos a 130 milhões de distância”, referiu Eduardo Vítor Rodrigues.

Quanto a receitas próprias da Câmara de Gaia, actualmente, correspondem a 65,13%, enquanto as receitas alheias (provenientes de transferências e empréstimos) são de 34,87%. O relatório de contas aponta que, em 2018, a Câmara de Gaia usou 19,9 milhões de euros em investimento direto, o que corresponde a 80,85%, um número que em 2017 foi de 14,1 milhões de euros (74,7%).

Eduardo Vítor Rodrigues também sublinhou que a autarquia "teve a maior incorporação patrimonial da sua história”, destacando compras como a Casa da Presidência, Fábrica das Devesas, Estufa da Lavandeira ou o Teatro Almeida e Sousa, em Avintes, entre outros equipamentos.

"O exercício de 2018 fica marcado por esta tentativa de conciliação de boas contas com o enriquecimento de património para disponibilizar ao público. Julgo que estes números se devem a uma tranquilidade grande na gestão, enquanto o município acompanhou a melhoria de condições que foi transversal ao país. Conseguimos fazer coabitar o esforço de melhoria das contas com a ambição”, concluiu.