Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias 11 Nov 2016 Rebento de videira mais antiga do Mundo foi plantado em Gaia O rebento foi plantado no Parque Biológico de Gaia
O rebento da videira mais antiga do Mundo foi plantado no dia 11 de Novembro no Parque Biológico de Gaia. Tem cerca de 400 anos, veio da Eslovénia e, no âmbito da conferência internacional «Wine&Wine», organizada pela Universidade Portucalense em parceria com a Universidade de Maribor e promovida pelo Instituto Jurídico Portucalense, encontrou um novo lar. Trata-se de uma variedade Zametovka, que tem crescido e dado frutos há mais de quatro séculos no centro histórico da cidade de Maribor, na margem direita do rio Drava, na Eslovénia. 

Depois da plantação, a cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, e de uma comitiva de representantes da Universidade Portucalense e da Universidade e do Município de Maribor, entre os quais Stane Kocutar, o «vine keeper» ou «guardião da videira» e o novo guardião, o biólogo Henrique Alves.