Notícias 10 Mar 2017 Reabilitação da Escola EB de Valadares deve avançar já este ano O investimento total é de cerca de 2,6 milhões de euros (1,7 milhões do Norte 2020, 150 mil do Ministério da Educação e 800 mil da Câmara Municipal)

Perante uma audiência composta pela comunidade educativa que integra a dinâmica da EB de Valadares, foi apresentado, no dia 10 de Março, o projeto de requalificação e modernização da escola. A obra, cujo investimento total ronda os 2,6 milhões de euros (1,7 milhões do Norte 2020, 150 mil do Ministério da Educação e 800 mil da Câmara Municipal de Gaia), está em fase de concurso, que demorará cerca de meio ano, estando previsto que possa arrancar ainda este ano. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Gaia, durante a intervenção, que durará cerca de um ano, não haverá interrupção de aulas, uma vez que a obra será feita por fases.

Eduardo Vítor Rodrigues recordou que esta foi, "ao longo de anos, uma grande prioridade”, mas só este executivo conseguiu levá-la a bom porto. Resultou de "uma disputa dura” no âmbito da Área Metropolitana do Porto em que Gaia lutou pelo objetivo de "trazer o investimento para estas três escolas – Valadares, Sophia de Mello Breyner e Costa Matos –, porque representavam para nós uma prioridade absoluta”. Por isso, o autarca afirmou o "enorme orgulho” em apresentar esta intervenção e lembrou: "Estamos cá hoje para dizer «vai ser»”.

Atualmente, a EB de Valadares encontra-se em avançado estado de degradação, sendo que em alguns pontos a estrutura de betão pré-esforçado apresenta sinais preocupantes de conservação, acompanhados de alguma cedência. Assim, a obra irá dotar a escola de condições de conforto térmico, acústico e de segurança, com a remodelação das salas de aulas, a criação de novas instalações sanitárias (na escola e no pavilhão desportivo), a melhoria das acessibilidades, pinturas exteriores e a construção de parques infantis.

Veja o vídeo para conhecer melhor o projeto!