Notícias 05 Jun 2019 Quatro mil crianças assinalam o Dia Mundial da Ambiente em Gaia Iniciativa decorreu na Praia da Aguda
As crianças imitam as ações reproduzidas pelos adultos e absorvem muito mais informações através da visão do que por qualquer outro sentido. Esse é o primeiro passo para se começar a consciencializá-las no que respeita à proteção do ambiente. Neste contexto, a 5 de Junho, a Praia de Aguda vai acolher uma das maiores celebrações de sempre do Dia Mundial do Ambiente em Gaia. Cerca de quatro mil crianças, dos 4 aos 15 anos, participarão neste evento, que tem como objetivo alertar as populações e os governos para a necessidade de proteção e preservação do ambiente. Em 2019, o mote é a «Poluição do ar» e, para tal, serão desenvolvidas ações com temáticas transversais, tais como consumo sustentável; limpeza urbana; redução, reutilização e valorização de materiais; acondicionamento e deposição de resíduos e promoção da cidadania ativa.

Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores são as possibilidades de lhes despertar a consciência pela preservação. Todavia, é necessário que esta temática tenha um caráter continuado ao longo da formação dos jovens, vincando, desta forma, a sua personalidade, e tornando-os indivíduos ativos na conservação do ambiente em todas as ações do seu quotidiano.

Educar as crianças para a preservação do ambiente requer técnicas e atividades que despertem a curiosidade, a criatividade e interação, levando a uma aprendizagem divertida e descontraída. Neste sentido, dinâmicas e atividades que requerem a união das crianças para encontrar soluções para problemas ambientais – como limpar praias ou separar o lixo –, ou mesmo jogos individuais que estimulem a atenção, são muitos úteis no processo de sensibilizar as crianças para a necessidade de preservação do ambiente. Tendo isto em conta, ao longo deste dia serão desenvolvidas ações diversificadas com a recurso a jogos XXL com temas ambientais; animação com mascotes; quiz ambiental; caça ao tesouro e um palco para realização de teatros temáticos e apresentações musicais. Na agenda, contou-se, igualmente, com a atuação musical de "Pequeno David e os Sem Soninho” e atividades desportivas e formativas, levadas a cabo por parceiros como os Bombeiros Voluntários da Aguda, o Aquário da Aguda, o Parque de Dunas da Aguda, a Suldouro, o Instituto Piaget e a escola secundária Gaia Nascente.

Esta foi uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de gaia, Águas de Gaia e SUMA.