Notícias 26 Fev 2020 Quartel dos Bombeiros Voluntários de Avintes mais digno A inauguração do novo edifício foi presidida pela secretária de Estado, Patrícia Gaspar
O dia 22 de fevereiro foi especial para a população de Avintes e para a corporação dos Bombeiros Voluntários da freguesia. A cerimónia de inauguração do novo edifício e da reestruturação do já existente marcou o início de um ciclo para a comunidade, que há muito desejava estas intervenções. Num investimento aproximado de 920 mil euros (sujeito a apoio de fundos comunitários – aproximadamente 500 mil euros), a Câmara de Gaia colaborou no projeto de arquitetura, nos arranjos exteriores (projeto e obra), na coordenação técnica e na preparação da candidatura ao Portugal 2020, disponibilizando, ainda, 300 mil euros do orçamento municipal. A cerimónia contou com a presença da secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar.

A profunda requalificação do quartel vai proporcionar mais e melhores condições à corporação. Assim, a intervenção incidiu na reabilitação e ampliação do edifício existente e na construção de um novo edifício, que permitiu, ao nível do piso 0, o aumento da capacidade de parqueamento de viaturas, definindo-se uma zona de ambulâncias, outra de veículos de combate a incêndios e, ainda, uma área própria para higienização e desinfeção de ambulâncias. No piso 1 foram criados espaços de apoio, complementares ao edificado existente, nomeadamente: um gabinete de chefes e oficiais (com visibilidade total para o parque de viaturas), sala de reuniões e sala de formação. A ampliação deste edifício permitiu a instalação de uma central de comunicações.

A intervenção no espaço público envolvente foi assegurada pela Câmara Municipal de Gaia, através da criação de uma zona digna e aprazível, que acolhe a Pedra da Audiência, a capela existente e o novo quartel requalificado. Esta obra obrigou, ainda, ao reperfilamento da rua 5 de outubro, garantindo novas condições de acessibilidade, a criação de estacionamento público e o ajardinamento do espaço em redor. Os Bombeiros Voluntários de Avintes continuarão a honrar o apoio ao próximo, agora com mais e melhores condições de trabalho.