Notícias 03 Mar 2017 Protocolo reforça cooperação entre agentes educativos de Oliveira do Douro Além da comparticipação anual fixa, ficou definido um apoio complementar de três euros por aluno

Com a assinatura de um protocolo de apoio financeiro para a atividade dos jardins de infância e escolas básicas do 1.º ciclo de Oliveira do Douro, celebrado no dia 3 de Março, a cooperação e o envolvimento entre os agentes educativos locais saíram reforçados. Além da comparticipação anual fixa às escolas locais, ficou ainda definida a atribuição de uma comparticipação financeira complementar no valor de três euros por aluno e a oferta de um bilhete de entrada no musical «Cinderela» (3,25€ por aluno). Esta medida, que nasce de uma parceria entre a Junta de Freguesia de Oliveira do Douro, a Câmara Municipal de Gaia e os agrupamentos de escolas Escultor António Fernandes de Sá (JI/EB1 da Gervide, EB1 do Outeiro, JI/EB1 Manuel António Pina e JI da Formigosa), Gaia Nascente (JI/EB1 do Freixieiro e JI/EB1 do Sardão) e António Sérgio (JI/EB1 Professor Marques dos Santos), irá abranger cerca de 1.500 alunos.

Para Dário Silva, presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Douro, "este foi um momento importante para a comunidade escolar, porque o propósito do protocolo abrange não só as escolas, mas também as associações de pais e a comunidade da freguesia”. Embora implique um investimento significativo, Dário Silva acredita que esta medida contribuirá em larga medida para o "bem-estar das crianças”.
Por sua vez, Eduardo Vítor Rodrigues vê neste protocolo um reflexo do caminho que este executivo tem vindo a defender. "A educação é o verdadeiro instrumento de mobilidade social e o elevador social das crianças de hoje. A escola tem potencial de crescimento e de complemento à família. Para isso, é preciso ter meios e instrumentos poderosos e o que temos tentado fazer é, com as associações de pais e os professores, criar espaços de inclusão, que são verdadeiramente os espaços escolares em Vila Nova de Gaia”, referiu o presidente da Câmara Municipal.