Notícias 12 Jul 2017 Plano Municipal da(s) Juventude(s) aprovado por unanimidade Plano promove a participação jovem, o trabalho na área da juventude, a educação não-formal e o trabalho em rede
O primeiro Plano Municipal da(s) Juventude(s) de Gaia foi aprovado pelo Conselho Municipal da Juventude, numa sessão extraordinária que se realizou no passado dia 12 de julho, no Gabinete da Juventude. Destinado à população jovem entre os 13 e os 30 anos de idade que vive, estuda, trabalha ou visita o concelho, bem como às pessoas que trabalham ou fazem voluntariado com jovens, o plano vai nortear as políticas de juventude de Vila Nova de Gaia até 2021. Para Elisa Cidade, vereadora da juventude da Câmara Municipal de Gaia, "este é um momento especial uma vez que é o primeiro plano municipal de juventude concebido em Gaia”.

A construção do Plano Municipal da(s) Juventude(s) de Gaia foi um projeto pioneiro que teve início em setembro de 2015, com a realização de 88 entrevistas a serviços municipais, agentes locais e peritos de juventude. Seguiu-se o ciclo de diálogo estruturado «Mais Voz à Juventude», entre janeiro e abril deste ano, que envolveu mais de 300 participantes e foi desenvolvido com o apoio do Conselho Nacional da Juventude e das 15 juntas de freguesia do concelho.

Este projeto tem vindo a ser considerado um modelo inspirador, tendo sido, recentemente, apresentado na 2ª Academia de Desenvolvimento Juvenil, no 15º Encontro Nacional de Associações Juvenis e na 5ª edição da «Mediterranean University on Youth and Global Citizenship».

O Plano Municipal da(s) Juventude(s) de Gaia será agora apresentado em reunião camarária e na Assembleia Municipal.