Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias 18 Mar 2018 Pintar durante 48 horas: missão cumprida Maratona do Desenho juntou cerca de 50 artistas na Quinta da Boeira
Das 12 horas do dia 16 de março até às 12 horas de 18 de março, cerca de 50 artistas de todo o país, divididos por turnos, aceitaram o apelo lançado pela Cooperativa Cultural Artistas de Gaia e estiveram 48 horas a desenhar. Como parte do programa da Onda Bienal de Vila Nova de Gaia, a iniciativa pretendeu sensibilizar artistas e público para a preservação do desenho à mão.

A Maratona do Desenho decorreu na Quinta da Boeira e foi verdadeiramente inédita no panorama artístico nacional. "Hoje com os computadores e as tecnologias, há programas específicos (para desenho). Mas queremos reavivar a memória do desenho à mão e mostrar a importância da manutenção desta técnica”, defendeu Agostinho Santos, diretor da cooperativa. 

Além da Maratona do Desenho, a Onda Bienal 2018 inclui mais de duas dezenas de atividades, com destaque para a exposição «Viagens/Figura» com cerca de 40 desenhos de Siza Vieira, assim como para uma homenagem aos pescadores da Afurada. Cumprindo o objetivo de «afirmar Vila Nova de Gaia como a cidade das artes», a Onda Bienal decorrerá em vários locais do concelho, nomeadamente a Biblioteca Municipal, o Gabinete da Bienal, a estação de General Torres, o Centro Interpretativo do Património da Afurada ou a Casa-Museu Teixeira Lopes.