Notícias 10 Jun 2019 Pavilhão Municipal de Vilar do Paraíso será uma marca na freguesia Equipamento terá um custo de 1,5 milhões de euros
O Pavilhão Gimnodesportivo de Vilar do Paraíso estará integrado no Parque de São Caetano, onde já existe um polidesportivo descoberto degradado. É, por isso, imperativa uma intervenção em toda a zona sul deste parque verde. Assim, o projeto prevê a intervenção numa área de 8600 m2, onde será implantado um pavilhão gimnodesportivo na localização do atual campo descoberto, será criado um novo polidesportivo a sul e serão, ainda, reorganizados os espaços exteriores envolventes. A apresentação à comunidade decorreu a 10 de Junho, na Associação Cultural e Recreativa Os Amigos Vilarenses.

A proposta de intervenção divide o edifício em três áreas distintas: uma reservada ao público, uma desportiva e uma área complementar de apoio. A bancada situar-se-á no extremo nascente do edifício e terá uma capacidade de 275 lugares sentados. A área de jogo foi desenhada para a prática das modalidades de andebol, futsal, basquetebol e voleibol. A modalidade de minibasquetebol será praticada em dois campos transversais.

O projeto de arranjos exteriores foi desenvolvido tendo em conta o melhor enquadramento do pavilhão e polidesportivos na envolvente, designadamente o Parque de São Caetano e a rua das Pedreiras.

Esta obra, orçada em 1,5 milhões de euros, abrangerá uma área de intervenção de 8600 m2. A área de implantação do pavilhão será de 1970 m2 e o polidesportivo terá cerca de 1000 m2.

Numa lógica de investimento inteligente e sustentável o pavilhão gimnodesportivo de Vilar do Paraíso foi projetado de forma a perspetivar uma utilização racional de energia, a utilização racional dos recursos naturais e o recurso às energias renováveis.