Notícias 05 Fev 2017 Pavilhão Desportivo de Crestuma reabilitado A obra durou cerca de um mês e teve um valor aproximado de 75 mil euros, totalmente financiado pela autarquia

O dia 5 de Fevereiro foi marcante para a freguesia de Crestuma. Depois de um longo tempo de espera, foram inauguradas as obras de reabilitação do Pavilhão Desportivo de Crestuma, num momento que contou com a presença do presidente e do vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues e Patrocínio Azevedo, e do presidente da União de Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma, Manuel Azevedo. Totalmente financiada pela autarquia, a obra, que durou sensivelmente um mês, teve um valor aproximado de 75 mil euros.
Atendendo à idade deste equipamento (o pavilhão foi construído na década de 1980) e à sua elevada utilização, o recinto desportivo, antes das obras de requalificação, encontrava-se em condições consideradas aceitáveis, mas padecia de um conjunto de lacunas que importava corrigir. Verificavam-se infiltrações pela cobertura, fissuras nas paredes exteriores, com infiltração de água, e as pinturas estavam em mau estado de conservação.
O pavilhão apresentava ainda problemas de funcionalidade resultantes da ausência de espaço entre a bancada nascente e o recinto do jogo, que inviabilizava a implantação dos bancos de suplentes e mesa dos árbitros de forma funcional e da ausência de acessibilidade diretamente por espaço público à bancada nascente, obrigando os espetadores a terem de passar pelo recinto de jogo.
Depois de corrigidas estas lacunas, estão agora reunidas as condições para que o Pavilhão Desportivo de Crestuma continue a desempenhar um papel fulcral no desenvolvimento desportivo da freguesia, oferecendo características únicas para a prática de modalidades como andebol, basquetebol, futsal e voleibol.