Notícias 28 Out 2016 Outubro celebrou o mês do idoso em Vila Nova de Gaia Decorreram vários eventos ao longo do mês de Outubro por todo o concelho

Vila Nova de Gaia homenageou o idoso com música, cinema, atividades desportivas, formações e muitas outras ações que, ao longo do mês de Outubro, pretenderam sensibilizar a comunidade para questões relacionadas com o envelhecimento e com a necessidade de cuidar da população idosa. Com um programa muito diversificado, o objetivo passou por contribuir para a inclusão social, para o convívio e para a promoção da saúde e da vida ativa, com adesão gratuita para toda a população com mais de 65 anos de idade.

No campo desportivo, o mês esteve repleto de aulas de ginástica sénior, piscina, pilates ou yoga. A título cultural, a 26 de Outubro decorreu um roteiro ao centro histórico, sendo que os participantes puderam ainda visitar o Cantinho das Aromáticas.

Sob o lema «Diga não à solidão» foram ainda desenvolvidas várias ações de formação no sentido de alertar os mais idosos para algumas vulnerabilidades e desafios. Prevenção rodoviária e burlas, conselhos para evitar quedas, perigos em casa ou a saúde e os afetos na terceira idade foram algumas das temáticas abordadas ao longo do mês, em workshops administrados pela PSP, Polícia Municipal, Unidades de Saúde, Cruz Vermelha, entre outras entidades.
O encerramento decorreu a 28 de Outubro, com um baile sénior no Pavilhão Municipal Nelson Cardoso, em Mafamude.