Notícias e Destaques 30 Abr 2020 Open House Porto adiada para 2021 Evento irá decorrer nos dias 3 e 4 de julho de 2021

A 6.ª edição do Open House Porto, que estava prevista para os dias 4 e 5 de julho de 2020, foi adiada para os dias 3 e 4 de julho de 2021, em resultado das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, e de forma a garantir a segurança do público e de toda a organização.

Em comunicado enviado pela Casa da Arquitetura, Victoria Thornton, fundadora do conceito Open House, afirma que "nesta situação sem precedentes que estamos a enfrentar em todo o mundo, o movimento Open House continua a encontrar maneiras de aproximar as cidades das pessoas. Estamos todos ansiosos pelos dias em que as nossas cidades serão novamente nossas – para nos reunirmos, debatermos e desfrutarmos dos prazeres de uma cidade aberta”.

As grandes novidades desta edição são a entrada da cidade da Maia como quarto município, tornando assim este Open House o único a realizar-se em quatro cidades em simultâneo, num território conjunto e contínuo, e o alargamento dos horários, em período noturno e de forma consecutiva ao longo do fim de semana.

Os visitantes irão ter acesso a um extenso programa de visitas, onde poderão conhecer gratuitamente 75 espaços que nem sempre estão acessíveis ao público. O evento terá ainda como curadores a arquiteta Graça Correia e o historiador Joel Cleto.

Organizado pela Casa da Arquitetura, com a parceria das câmaras municipais de Vila Nova de Gaia, Porto, Matosinhos e Maia, o Open House Porto pretende continuar a afirmar-se como um dos eventos culturais mais significativos do ano.