Notícias 30 Nov 2016 O Natal já chegou a Vila Nova de Gaia Ao longo do mês decorrerão várias atividades numa forte aposta do município
Este é um Natal diferente em Vila Nova de Gaia. O corre-corre dos dias, o frenesim de todo o ano, deu lugar a todo um mundo de Natal, que se respira um pouco por todo o concelho. Há duendes, balões, luzes, cor, música, locais cheios de gente que corre, outra vez, mas agora pelas últimas compras na sua cidade.
A Câmara Municipal de Gaia, a Gaiurb – Urbanismo e Habitação, EM e a Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Gaia (ACIGaia) uniram esforços e promoveram um conjunto de atividades que pretende dinamizar a economia local nesta importante época natalícia.

Fundamental para tornar as ruas mais bonitas e atrativas, chamando assim gente não só de Gaia, mas de outros municípios, a iluminação de Natal está este ano em mais pontos da cidade. São mais de 650 mil lâmpadas LED de baixo consumo, para um Natal sustentável e com menos consumo energético, divididas por mais de duzentas instalações. As luzes iluminam toda a avenida da República, a rua Marquês Sá da Bandeira, o largo dos Aviadores, a avenida Diogo Leite e os largos Sandeman e Aljubarrota. E chegam, também, aos Carvalhos, onde há iluminações no largo França Borges, nas ruas do Padrão e Gonçalves de Castro e, ainda apontamentos decorativos nas entradas e saídas dos Carvalhos.

Além de uma grande bola de Natal, do tamanho de um prédio de cinco andares, onde os visitantes podem entrar e sentar-se, está ali instalada a Casa do Pai Natal e uma árvore de Natal com dez metros de altura, no topo do jardim. A festa de Natal já arrancou, no dia 30 de Novembro, com a inauguração das luzes de Natal no Centro Cívico, seguida de um concerto pela Orquestra de Sopros da Fundação Conservatório Regional de Gaia.

A tudo isto junta-se um vasto programa de animação em vários pontos – largo dos Aviadores, Santo Ovído (junto à paragem de metro), largo França Borges, praceta Salvador Caetano e, claro, Centro Cívico. Por estes locais há sessões de photoshooting com duendes, renas, presentes de Natal e um presépio e distribuição de guloseimas e de balões com a marca de Gaia.

Momentos para os mais pequenos
A versão portuguesa do projeto brasileiro «Palavra Cantada» subiu ao palco no dia 1 de Dezembro, no Centro Cívico. Todas as canções do CD/DVD que ocupou os primeiros lugares do top de vendas nacional nos últimos meses e presença regular no Canal Panda, foram apresentadas ao vivo num teatro musical imperdível que arrancou gargalhadas do público mais pequeno. A Trupe Sons em Cena realizou também dois musicais para as crianças e famílias, no dia 3 de Dezembro, no Cine Teatro Eduardo Brazão. Ainda no espírito natalício, juntando mamãs, avós e crianças, realizou-se mais um Flash Mob, no dia 4 de Dezembro, com um envolvimento superior às expectativas.