Notícias 12 Abr 2018 Nova ponte vai unir Vila Nova de Gaia ao Porto Nome da travessia será uma homenagem ao bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, que faleceu o ano passado
Gaia e Porto vão ser unidas por uma nova travessia sobre o rio Douro, que se designará ponte D. António Francisco dos Santos. O anúncio foi feito no dia 12 de Abril pelos presidentes das câmaras municipais de Gaia e do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues e Rui Moreira. Trata-se de um projeto inteiramente financiado pelas duas autarquias – estimando-se que o valor seja de 12 milhões de euros – e que irá unir os dois concelhos entre Oliveira do Douro e a zona de Campanhã, com uma conclusão prevista para um prazo de três a quatro anos. Com 250 metros de comprimento, a travessia será construída à cota baixa, destinando-se ao percurso de veículos (incluindo transporte público), peões e bicicletas.

Ao longo do processo serão necessários dois concursos públicos. Numa primeira fase, ainda este ano, será lançado um concurso para conceção. Posteriormente, será lançado outro, de caráter internacional, para a construção.

Eduardo Vítor Rodrigues acredita que a nova ponte "vai transformar as duas margens”, explorando do lado sul "o potencial de acessos ao IC23 e à VL9”. A nova travessia permitirá, ainda, aliviar "a pressão das pontes atuais” e combater a "inclusão de territórios que, ao longo dos tempos, têm sofrido alguma estigmatização”. Para Rui Moreira, esta é "uma solução que vinha sendo exigida pelas necessidades atuais e pelo facto de as duas cidades conviverem quase como uma. Temos um centro histórico, não temos dois”, assegurou.

A cerimónia contou, também, com a intervenção do administrador diocesano do Porto, que não escondeu a sua emoção pela homenagem ao antigo Bispo do Porto. "D. António Francisco dos Santos foi uma pessoa marcada pelo carinho e pelo afeto que nunca precisou de se colocar em bicos de pé para ser amado e respeitado”, referiu.