Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias 03 Jun 2019 Município investiu 10 milhões na reabilitação do parque escolar nos últimos cinco anos Depois da inauguração do Jardim de Infância de Laborim, foi feito um balanço da ação educativa municipal
A 1 de Junho, depois de uma intervenção desenvolvida no âmbito do Plano Municipal de Reabilitação de Escolas (Requalificação e Ampliação), o Jardim de Infância de Laborim foi inaugurado, na presença da comunidade educativa e das crianças. Terminado este momento festivo, que coincidiu com as celebrações do Dia Mundial da Criança, o presidente da Câmara Municipal de Gaia fez um balanço da ação educativa municipal dos últimos cinco anos, antevendo as prioridades de intervenção para a interrupção letiva de 2019. 
O Município de Gaia está a investir no reforço das políticas educativas, garantindo oportunidades de aprendizagem para todos e melhorando a qualidade de vida das pessoas. "Afirmar o concelho de Gaia como uma referência ao nível das políticas de educação e de inclusão social é um dos principais objetivos de um conjunto de intervenções de caráter material e imaterial”, adiantou Eduardo Vítor Rodrigues, avançando com alguns exemplos: oferta de manuais escolares, escolas mais dignas, cheques-oferta para aquisição de material escolar, promoção da escola a tempo inteiro através do Gaia Aprende+, transporte escolar, fruta nas escolas, refeições, apoio às bibliotecas escolares e programa de reforço alimentar para todas as crianças. 
Paralelamente, a reabilitação do parque escolar de proximidade é um exemplo dos resultados concretos da intervenção municipal nesta área. No total, 80 escolas do 1º ciclo e do pré-escolar foram requalificadas nos últimos cinco anos, num investimento de cerca de 10 milhões de euros. 
O plano de reabilitação das escolas integra um conjunto diferenciado de intervenções, umas de caráter mais amplo, outras mais ligeiro, distribuídas de um modo geral pelas seguintes categorias: coberturas; pinturas e outras intervenções de manutenção; instalações sanitárias; segurança contra incêndio; instalações elétricas e telecomunicações; acessibilidades para todos; logradouros e parques infantis. De salientar que, desde 2014, foram instalados cerca de 20 parques infantis, dos quais 12 estão associados às intervenções realizadas nos logradouros das escolas. 
As escolas do tipo P3 começam a apresentar sinais de degradação, sendo essencial intervir. Tendo em vista a melhoria do conforto dos alunos, as escolas são uma área com enorme potencial e relevância para a melhoria do desempenho energético. Neste sentido, Vila Nova de Gaia desenvolveu um Plano de Ação para a Sustentabilidade Energética (PASE), sendo que as escolas de Tipologia P3 são as que apresentam maiores consumos de energia. A sua reabilitação constitui uma oportunidade para intervir no edifício ao nível dos diversos aspetos que podem influenciar o seu desempenho energético.
Por outro lado, o Município de Vila Nova de Gaia alargou o Plano de Requalificação e Modernização do Parque Escolar às EB 2/3, elaborando os projetos e lançando as empreitadas dos seguintes estabelecimentos de ensino: escola básica Sophia de Mello Breyner; escola básica de Valadares e escola básica Dr. Costa Matos. 
A reabilitação do parque escolar vai prosseguir nos próximos anos, numa lógica de manutenção contínua das escolas de proximidade, criação de condições de educação a todas as crianças e de valorização da comunidade educativa.