Notícias 26 Jul 2016 Ministro da Educação considera «Gai@prende+» um Tiago Brandão Rodrigues visitou duas escolas em Vila Nova de Gaia.
Em visita a Vila Nova de Gaia no dia 26 de julho, o ministro da Educação teceu fortes elogios ao «Gai@prende+», um programa que tem refletido a aposta na educação da Câmara Municipal de Gaia, em colaboração com IPSS do concelho. "Já conhecia o projeto mas hoje pude ver no terreno que é claramente um êxito. A Câmara promove-o de uma forma exemplar e faz com que centenas de crianças deste município tenham a oportunidade de ter atividades lúdicas, formativas e educativas num período em que a escola não funciona. Falamos de crianças de todas as freguesias que têm a possibilidade de ter atividades de contacto com a natureza, jogos e outro tipo de ações que permitem um entendimento do contexto local e regional", afirmou.

Tiago Brandão Rodrigues considera, por isso, importante que outros municípios se inspirem no trabalho desenvolvido em Gaia: "Seria fundamental que outras câmaras promovessem projetos desta natureza para que as populações possam ter acesso nesta altura do ano a atividades como estas", concluiu.

Para o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Vítor Rodrigues, a visita do ministro permitiu valorizar ainda mais o projeto. "Mais do que um modelo de escola a tempo inteiro, pretendemos que o «Gai@prende+» tenha uma componente muito importante nas pausas e férias escolares. Temos aqui a demonstração de que é possível que a escola responda a grupos muito concretos de alunos, em particular alunos com necessidades educativas especiais («Gai@prende+i»)", defendeu.

Com respostas que vão desde idas à praia a atividades lúdicas e de valorização do currículo escolar, o «Gai@prende+», que envolve hoje cerca de 4 mil alunos e emprega setecentas pessoas, assume-se como uma ocupação educativa integral que oferece novas oportunidades de aprendizagem, de sistematização do estudo, formação pessoal e integral das crianças e de democratização do ensino em Gaia.

Na sua deslocação a Gaia, Tiago Brandão Rodrigues conheceu ainda as obras de reabilitação em curso na Escola Básica das Pedras (Agrupamento de Escolas António Sérgio, Mafamude), um dos 22 estabelecimentos escolares que vão ser intervencionados pela autarquia este verão, num investimento de cerca de 2 milhões de euros.