Notícias 08 Nov 2017 Ministra da Educação de Moçambique de visita a Vila Nova de Gaia Conceita Sortane foi recebida pela vereadora Elisa Cidade
Conceita Ernesto Xavier Sortane é ministra da Educação e Desenvolvimento Humano de Moçambique desde novembro do ano passado e foi nessa condição que no dia 8 de novembro passou pelos Paços do Concelho de Vila Nova de Gaia, tendo sido recebida pela vereadora com o pelouro da Educação, Elisa Cidade. Numa primeira abordagem pelo sistema educativo nacional, a vereadora traçou um retrato geográfico do concelho, dando enfoque ao trabalho que a autarquia tem desenvolvido nesta área, que não pode estar dissociada de outros pelouros, nomeadamente o da ação social. Inseridos nos casos de sucesso a nível nacional, o Gaia Aprende+ e o Gaia Aprende+ (i) também ocuparam um espaço considerável da conversa, com uma breve descrição dos programas e do impacto que os mesmos têm tido no quotidiano das crianças e das famílias gaienses.

De Moçambique, chegou a ideia de que a educação é, cada vez mais, uma área considerada estratégica para o desenvolvimento do país e, por isso, a vontade de conhecer outras realidades e experiências foi notória. Ficou o manifesto desejo de regressar a Vila Nova de Gaia de forma a conhecer mais de perto a realidade educativa do concelho.