Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias 22 Jun 2018 Mike Weber revela a evolução do anzol «O anzol através dos tempos – um estudo etnográfico e histórico» é a nova obra apresentada pelo diretor da ELA
Mike Weber, fundador e diretor da Estação Litoral da Aguda (ELA), apresentou, no dia 22 de junho, mais uma obra da sua autoria. «O anzol através dos tempos – um estudo etnográfico e histórico» é o título do livro, que traça a evolução dos anzóis utilizados pelo homem desde os primórdios da atividade piscatória.

"O anzol é usado em todo o mundo há milhares de anos. Como testemunho de uma das primeiras atividades humanas foi encontrado em muitas escavações arqueológicas, nos túmulos de caçadores e pescadores, nas lixeiras das povoações, nos pântanos e no fundo de lagoas, rios e do mar. Poucas invenções do Homem sobreviveram tanto tempo como este utensílio tão simples da pesca. O presente livro pretende revelar um pouco da história dos anzóis e da sua imensa variedade, dos tempos antigos até ao presente, das terras longínquas até aos lugares mais próximos, numa volta ao mundo”, lê-se na apresentação.

Mike Weber é professor no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar desde 1983, onde leciona Ecologia Aquática e Tecnologia das Pescas. É também diretor da ELA, que pertence à empresa municipal Águas de Gaia. Para além de um aquário, montou aí um Museu das Pescas com cerca de 2 mil objetos da pesca artesanal de todo o mundo, muitos deles recolhidos nas suas viagens durante os últimos quarenta anos, por cinco continentes.
Do mesmo autor foram já publicados vários livros sobre a praia da Aguda, a sua história e pesca artesanal, para além de uma série sobre os recursos aquáticos, a pesca em geral e os achados da praia.