Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias 06 Nov 2018 «Meu bairro, minha rua» vai ”redesenhar o espaço público” Projeto será desenvolvido por equipa multidisciplinar de apoio aos cidadãos
A partir de janeiro, uma equipa constituída por técnicos camarários e estudantes de arquitetura e engenharia vai percorrer as ruas de Gaia para redesenhar o espaço público, num projeto que se intitula «Meu bairro, minha rua». Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, explica que o objetivo passa por criar "canais de contacto com os cidadãos e implementar um projeto-piloto para redesenhar a cidade e os seus equipamentos, sem descurar a participação das pessoas”, acrescentando que "a equipa vai ao encontro dos cidadãos” e, como tal, espera-se que este processo resulte numa maior proximidade com a população. 
O projeto tem uma verba simbólica de 12 mil euros inscrita no orçamento e plano de atividades para 2019, uma vez que estão previstas bolsas para os estudantes. 
Paralelamente, esta equipa multidisciplinar de apoio aos cidadãos vai, ainda, colaborar com o Observatório Social de Gaia, outro projeto que arranca em Janeiro. "É uma estrutura de caráter consultivo que tem a missão de compilar dados e compreender fenómenos que nos ajudem a perceber a realidade do concelho e a antecipar medidas que possam instruir candidaturas ao quadro comunitário, entre outros aspetos”, afirmou o presidente, recordando que os últimos censos datam de 2011. "Hoje estamos a lidar com dados que são perspetivas, sem nada concreto. É preciso fazer trabalho de terreno e constituir uma base de dados, juntando os trabalhos de mestrado e doutoramento que tantas vezes nem saem da esfera académica”, concluiu Eduardo Vítor Rodrigues.